Ministro da Economia "tranquilo" quanto ao abastecimento para o Natal

Agência Lusa , DCT
7 dez 2021, 17:57
Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira

Siza Vieira admite "falhas pontuais", mas diz estar “bastante tranquilo

O ministro da Economia disse esta terça-feira, na Azambuja (Lisboa), estar “bastante tranquilo” relativamente aos abastecimentos de bens essenciais e para as festas que se avizinham.

“Como vimos aqui, há muito bacalhau que está disponível para o Natal”, disse Pedro Siza Vieira, no final de uma visita ao novo edifício do Centro de Distribuição da Sonae MC, o maior entreposto refrigerado em Portugal que foi inaugurado em 14 de outubro pelo Presidente da República.

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital lembrou que o Governo tem estado a acompanhar todo o processo da cadeia de abastecimento, adiantando que o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, que o acompanhou nesta visita, vai ter, hoje ainda, uma nova reunião com o grupo de trabalho que integra produtores, retalhistas e transportadores.

Siza Vieira afirmou que o que viu hoje no Centro de Distribuição da Sonae MC, “um retalhista bastante significativo no país”, é um exemplo que o deixa “bastante tranquilo relativamente aos abastecimentos”.

Siza Vieira admite "falhas pontuais"

O ministro admitiu que possam existir falhas pontuais em algumas lojas, mas salientou que são situações que têm sido resolvidas.

Questionado sobre a possibilidade de um aumento dos preços, Siza Vieira afirmou que, apesar do crescimento do índice de preços no consumidor no último mês, este foi “moderado, comparando com o resto da União Europeia”, não havendo, também aí, “razões para preocupação”.

Segundo o ministro, a única dificuldade no abastecimento regista-se na área das componentes, por dificuldades nos mercados mundiais, o que tem afetado particularmente o setor automóvel.

“Hoje em dia sabemos que, se queremos encomendar um automóvel novo, temos muitos meses de espera para entrega”, disse, reconhecendo ainda algumas dificuldades na eletrónica de consumo.

Novo entreposto da Sonae

O novo entreposto da Sonae, que resultou de um investimento de 50 milhões de euros, está equipado com inovadores sistemas de refrigeração e isolamento, mais eficientes do ponto de vista energético, além de permitir a entrega conjunta de produtos frescos em loja, reduzindo 1,4 milhões de quilómetros percorridos anualmente, numa poupança de 1.100 toneladas de CO2/ano, segundo informação disponibilizada pela empresa.

O investimento permitiu a criação de 300 postos de trabalho, numa unidade que emprega mais de 1.100 pessoas, tendo Siza Vieira visitado, nomeadamente, o centro de pescado, transferido de Santarém para a Azambuja, e a nova unidade de acondicionamento e preparação de peixe refrigerado, incluindo bacalhau salgado.

O edifício está dotado de 6.900 painéis para produção de energia, que asseguram 30% da potência da central fotovoltaica da Azambuja, sendo uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica, acrescenta o comunicado da Sonae.

Governo

Mais Governo

Patrocinados