Espanha quer aumentar impostos de "quem já tem dinheiro suficiente no banco para viver 100 vidas"

5 set, 14:31
Pedro Sánchez (LUSA/EPA)

Número de super-ricos atingiu novo recorde em Espanha

O governo espanhol quer os mais ricos a pagarem mais impostos. O anúncio foi feito pelo líder do executivo, Pedro Sánchez, depois de ser conhecido que o número de super-ricos atingiu um novo recorde no país.

"Vamos tributar aqueles que já têm dinheiro suficiente no banco para viver 100 vidas. Fá-lo-emos, insisto, não para prejudicar os milionários, mas para proteger as classes média e trabalhadora de um sistema que continua a ser extraordinariamente injusto", anunciou, na quarta-feira, durante o discurso de inauguração do novo ano político. 

Segundo o jornal El País, o número de cidadãos com grandes fortunas não param de crescer e, em 2022, eram 852 aqueles com um património superior a 30 milhões de euros, o que representa um aumento de 2,5% comparado com os dados anteriores da Agência Tributária.

No entanto, destes, apenas 235 pagaram o imposto tradicional sobre o património, uma proporção de 27,6%, a mais baixa de toda a série estatística. 

Por isso, Sánchez quer criar um novo sistema de financiamento "mais justo", no qual "todas as comunidades autónomas receberão mais recursos".

"Vamos implementar novas ações destinadas a limitar os privilégios desproporcionados que certas elites têm e dos quais beneficiam", antecipou, acrescentando que o próximo conselho de ministros vai aprovar o limite de despesa, um passo prévio à apresentação do próximo Orçamento Geral do Estado.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados