Pedro Pascal aproveitou a estreia de um filme em Londres para defender os direitos dos transexuais.
O ator de Hollywood foi fotografado na passadeira vermelha do lançamento de “Thunderbolts*”, a mais recente produção da Marvel Studios, com uma t-shirt que proclamava “Protect the dolls”.
A peça de vestuário, concebida pelo designer americano radicado em Londres Conner Ives, tornou-se viral desde que Ives a usou no final do seu desfile outono-inverno 2025, em fevereiro. O slogan é visto como uma demonstração de solidariedade para com as mulheres trans, que são carinhosamente apelidadas de “bonecas” pela comunidade LGBTQ.
A aparição de Pascal surge uma semana depois de o Supremo Tribunal britânico ter decidido que a definição legal de “mulher” na legislação sobre igualdade é determinada pelo sexo biológico - excluindo as mulheres transgénero. Enquanto alguns celebraram a decisão, outros, no seio da comunidade transgénero britânica, descreveram estar “absolutamente devastados” com a decisão, que terá consequências de grande alcance na forma como as leis da igualdade são aplicadas no Reino Unido.
Esta não é a primeira vez que Pascal é visto a usar a t-shirt de afirmação. Também foi fotografado com ela na sua festa de 50 anos em Londres no início deste mês. Ives publicou no Instagram uma fotografia de Pascal com a t-shirt e o DJ Honey Dijon, com a legenda: “Obrigado a todas as pessoas que compraram uma t-shirt e angariaram dinheiro para a @translifeline. Tem sido uma maratona fazer estas t-shirts, mas estou muito feliz por as estar a distribuir”.
A edição é mais do que apenas uma declaração de moda para a estrela de “The Last of Us”. A irmã mais nova de Pascal, Lux, é uma atriz e modelo trans. Em 2021, ele postou no Instagram sobre uma entrevista que ela deu a uma revista chilena sobre sua transição. Compartilhando uma foto da capa da Revista Ya, ele escreveu: “Minha irmã, meu coração, nossa Lux”.
Outros que ajudaram a aumentar o perfil da t-shirt foram o ator e cantor e compositor australiano Troye Sivan, o designer francês Haider Ackermann e Nick Knight, fundador do website de filmes e fotografias de moda SHOWstudio.
Os lucros das t-shirts, que são vendidas por cerca de 90 euros online, beneficiam a instituição de caridade norte-americana Trans Lifeline. O website da Ives afirma: “Dada a atual hostilidade do governo federal dos EUA em relação às pessoas trans, um apoio como este é necessário agora mais do que nunca”.
As t-shirts com slogans são uma forma segura de as celebridades fazerem manchetes. A modelo e socialite Hayley Bieber, filha do ator Stephen Baldwin e casada com Justin Bieber, foi fotografada em 2023 com uma t-shirt com o slogan “nepo baby”.