Papa Francisco pede que se trate melhor das sogras, a quem pede que tenham "cuidado com a língua"

Agência Lusa , AM
28 abr 2022, 11:03
Papa Francisco. (AP Photo/Gregorio Borgia)

Na audiência geral no Vaticano, o Santo Padre abordou a relação das noras ou dos genros com a sogra e deixou alguns alertas. Francisco deixou ainda outro pedido: "Que os jovens falem com os avós"

O Papa Francisco assinalou, esta quarta-feira, o dia da sogra durante a audiência geral na praça de São Pedro, no Vaticano. Perante a audiência, o sumo pontífice pediu que se tratem melhor as sogras, mas deixou-lhes também um aviso: devem "ter cuidado com a língua".

De acordo com a agência EFE, citada pelo El País, a homilia foi dirigida aos mais velhos e Francisco assinalou ainda que existem "lugares comuns sobre os laços de parentesco criados pelo casamento", incluindo a má relação da nora ou do genro com a sogra.

“Hoje em dia, a sogra é uma personagem mítica. Não digo que pensemos nelas como sendo o diabo, mas diz-se sempre que são más. Mas são a mãe do teu marido ou da tua mulher. São também elas mães, são mais velhas e uma das coisas mais bonitas para as avós é ver os seus netos. É verdade que por vezes são um pouco especiais, mas deram tudo da sua vida. Pelo menos façam-nas felizes, deixem que continuem a sua velhice com felicidade", afirmou o Papa.

No entanto, deixou ainda um recado às sogras e pediu-lhes que "tenham cuidado com a língua".

“Também a vós, sogras, digo-vos: cuidado com a língua, porque a língua é um dos pecados mais terríveis das sogras, cuidado.”

O Papa Francisco dirigiu-se ainda aos jovens, lembrando a importância de se restabelecer os laços entre os mais novos e os mais velhos, porque é "uma ponte positiva que se deve preservar e conservar".

"Por favor, que os jovens falem com os avós, que os jovens falem com os idosos, que os idosos falem com os jovens. Devemos restabelecer esta ponte com vigor, nela há uma corrente de salvação, de felicidade. Que o Senhor nos ajude, fazendo isto, a crescer em harmonia nas famílias, aquela harmonia construtiva que vai dos idosos aos mais jovens, aquela ponte positiva que devemos preservar e conservar.”

A audiência ficou ainda marcada pelos problemas de saúde que o Sumo Pontífice, de 85 anos, tem vindo a sofrer. Francisco apareceu na praça de São Pedro no papamóvel e percorreu toda a praça dentro do veículo, depois de no dia anterior ter cancelado alguns compromissos por causa de dores no joelho.

Europa

Mais Europa

Patrocinados