0,001% dos utilizadores: o problema do Telegram, segundo Pavel Durov

6 set 2024, 15:19
Pavel Durov

Fundador da aplicação promete mudar mecanismos de moderação

O fundador do Telegram afirmou que a plataforma está comprometida em adotar novas abordagens para ter conteúdos mais moderados e admitiu mesmo retirar alguns conteúdos ilegais da aplicação.

Numa mensagem através do próprio Telegram, Pavel Durov, que está a ser investigado em França, onde chegou mesmo a ser detido, referiu que a esmagadora maioria dos problemas é causada por muito poucos utilizadores.

"Enquanto 99,999% dos utilizadores do Telegram não cometem crimes, os 0,001% envolvidos em atividades ilícitas criam uma má imagem toda a plataforma, colocando em risco os interesses de quase mil milhões de utilizadores", escreveu Pavel Durov.

O responsável comprometeu-se, assim, a mudar os mecanismos de moderação para que o Telegram passe a ser um lugar de "elogio", em vez de "criticismo".

Pavel Durov está a ser investigado há uma semana em França por causa da utilização do Telegram, aplicação que se tem recusado a ceder dados de utilizadores que partilham conteúdos como pornografia infantil.

O fundador da plataforma pode responder por esses mesmos crimes em coautoria, além de fraude e lavagem de dinheiro.

Europa

Mais Europa

Mais Lidas