Realizador Paul Haggis vai permanecer detido no hotel após acusações de abuso sexual

Agência Lusa , DCT
22 jun 2022, 21:54
Paul Haggis (Photo by Evan Agostini/Invision/AP, File)

A advogada de Haggis, Michele Laforgia, disse no final da audiência que o seu cliente reiterou total inocência e está numa “expectativa esperançosa” de que será finalmente ilibado.

Uma juíza no sul de Itália determinou que o realizador Paul Haggis vai permanecer sob detenção no hotel em que se encontra, enquanto os procuradores italianos continuam a investigar as acusações de uma mulher sobre abuso sexual.

O realizador, premiado pela da Academia de Cinema, foi acusado por uma mulher de a ter forçado a sexo durante dois dias, noticiaram os jornais italianos.

Depois de conduzir uma audiência que durou várias horas, no Tribunal e Brindisi, a juíza Vilma Gilli assinou a decisão que prolonga a detenção, por enquanto no hotel na cidade de Ostuni, onde era suposto o realizador participar num festival de artes esta semana, de acordo com o diário Corriere della Sera.

As agências de notícias Ansa e LaPresse afirmam que Villi concluiu que apesar de o realizador de 69 anos não apresentar risco de fuga, havia o “perigo” de as provas serem comprometidas ou de o alegado crime se repetir.

A advogada de Haggis, Michele Laforgia, disse no final da audiência que o seu cliente reiterou total inocência e está numa “expectativa esperançosa” de que será finalmente ilibado.

“Paul Haggis respondeu a todas as questões e explicou o que aconteceu”, declarou Laforgia aos jornalistas à saída do tribunal.

“Declarou-se totalmente inocente, tal como havia feito logo após a detenção, no sentido de que o sexo com esta mulher foi totalmente consensual”, acrescentou.

Enquanto as acusações da mulher são investigadas, o realizador de origem canadiana, produtor e argumentista, foi inicialmente colocado sob ordens para permanecer detido no seu alojamento numa quinta em Ostuni, uma popular cidade em Puglia, a região que forma o “salto” da península italiana.

Os procuradores afirmaram que está sob investigação por violência sexual agravada e injurias pessoais agravadas.

Os procuradores descreveram a mulher como jovem e estrangeira. A televisão estatal e outros media italianos dizem que tem 30 anos, que é inglesa e terá conhecido Haggis antes de o produtor viajar para Ostuni para participar no festival de artes.

Haggis co-escreveu, dirigiu e produziu “Crash,” que ganhou, em 2006, o Óscar da Academia para melhor fotografia e melhor argumento.

Também escreveu o argumento para “Million Dollar Baby", outro vencedor dos oscares.

Teve problemas legais nos últimos anos relacionados com acusações de má conduta sexual por quatro mulheres nos Estados Unidos.

Artes

Mais Artes

Patrocinados