Projeto Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e o IEFP visa fomentar o emprego para pessoas em risco.

Conteúdo Patrocinado
22 jul 2022, 00:00

O objetivo deste projeto manifesta-se no apoio prestado a essas pessoas, possibilitando-lhes integração laboral.

O programa Incorpora da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), permitiu a criação de mais de 5.000 postos de trabalho a pessoas em situação de vulnerabilidade em Portugal. Implementado em 2018, o programa Incorpora abrange todo o território português contando com uma rede de 58 entidades sociais especializadas que acompanham o processo de recrutamento entre os candidatos e as empresas disponíveis para empregar.

O programa Incorpora da Fundação ”la Caixa” que visa promover a contratação, por parte das empresas portuguesas, de pessoas em risco ou situação de exclusão em diferentes zonas do país, já estabeleceu parcerias com mais de 1.600 empresas.

A Coviran, empresa de distribuição alimentar que opera em Portugal e Espanha, composta por mais de 2.800 supermercados e mais de 2.400 retalhistas independentes do setor foi galardoada com o Prémio Incorpora.

Acácio Santana – Diretos Geral Coviran

Enquanto cooperativa, preocupamo-nos com a economia social e procuramos interagir e ajudar coletivos encaixando-os dentro da nossa operação e com isso, contribuímos para o bem-estar em prol da sociedade. Esta parceria com o programa Incorpora tem tudo para correr bem pela sua essência de podermos ajudar pessoas mantendo os padrões de eficiência e gestão empresarial. Estamos muito orgulhosos e animados com a possibilidade de poder replicar esta iniciativa noutros entrepostos e chegar também aos supermercados Coviran.

 

Jorge Ribas de 21 anos é um dos beneficiários Incorpora que integra a rede Coviran em Vila do Conde.

Jorge Ribas – Operador de Armazém

A Coviran deu-me o apoio que eu necessitava para agarrar um emprego e tornar-me mais responsável. Graças a eles posso ajudar a minha família.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional colaborou, através de um protocolo, no processo de seleção das entidades Incorpora em Portugal e presta apoio no processo de implantação do programa no país. O trabalho em rede entre as entidades envolvidas é uma das principais

ferramentas do programa Incorpora, possibilitando que as entidades envolvidas partilhem entre si através de uma plataforma informática, dinâmicas e ofertas de trabalho. O programa Incorpora também proporciona às empresas que ofereçam oportunidades de emprego um instrumento para o desenvolvimento da sua responsabilidade social, apoiando-as ainda na identificação de incentivos públicos a que possam ter acesso em função do perfil dos beneficiários.

 

O programa Incorpora derruba barreiras e possíveis preconceitos, prova disso, é o exemplo de um jovem refugiado do sul de África que chegou recentemente ao nosso país. Foi graças a um técnico Incorpora que consegui colocação na Coviran. Até aqui foi muito difícil encontrar emprego. Agora a minha vida mudou e posso cuidar da minha mãe que está comigo em Portugal. (Não pode revelar identidade) – refugiado do sul de África

 

Cada entidade selecionada compromete-se a dispor de um técnico de acompanhamento, que se ocupa do apoio personalizado aos beneficiários, acompanhando-os antes e durante o processo de contratação, e um técnico de prospeção empresarial, que deverá identificar e visitar empresas, procurando oportunidades de trabalho para os beneficiários.

 

Marina Pinheiro - Psicóloga

Na Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, o projeto Incorpora reforça os serviços sociais já existentes. E como este projeto faz-se de pessoas para pessoas com necessidades de recrutamento e de seleção especiais, a Coviran tem todas as características empresariais que coadunam com estas necessidades. Queremos cativar mais empresas para este projeto que promovam as capacidades destes beneficiários muitas vezes à margem da sociedade pelas suas fragilidades. Tentamos cativar o tecido empresarial apelando à responsabilidade social, empresarial e cooperativa.

Este ano, a colaboração entre a Rede Incorpora e a rede de Centros de Empresa do BPI já apoiou mais de 160 ofertas de trabalho para os beneficiários Incorpora.

FLC

Mais FLC