Homem foi agarrado e amarrado por um grupo de passageiro a quem uma assistente de bordo tinha pedido ajuda
Um grupo de passageiros amarrou com fita adesiva um passageiro indisciplinado a meio de um voo, depois de este ter alegadamente tentado forçar a abertura da porta do avião a cerca de 10.000 metros de altitude, de acordo com os registos de segurança pública norte-americanos, obtidos pela CNN.
O confronto no voo de Milwaukee para Dallas-Fort Worth, na terça-feira, é o mais recente exemplo de aparente mau comportamento dos passageiros - um problema que se agravou para as companhias aéreas desde antes da pandemia, com pelo menos 1.854 incidentes comunicados este ano à Administração Federal da Aviação.
A bordo do voo 1915 da American Airlines, o passageiro desordeiro disse a um comissário de bordo na cozinha da frente no voo que queria - precisava - “sair do avião agora”, de acordo com um relatório do Departamento de Segurança Pública do Aeroporto Internacional Dallas Fort Worth.
À medida que o homem se tornava cada vez mais agitado e a situação se tornava mais tensa, a assistente de bordo gritou para a parte de trás do avião e pediu ajuda aos passageiros próximos, diz o relatório.
Depois, quando ela se colocou entre a porta de saída L1 do avião e o passageiro desordeiro, este precipitou-se para ela e para a porta - magoando-lhe o pescoço e o pulso -, refere o mesmo relatório.
Foi nessa altura que os passageiros que se encontravam nas proximidades, incluindo Doug McCright, se precipitaram, disse ele à WDJT, filial da CNN.
McCright agarrou o passageiro indisciplinado por trás e atirou-o ao chão.
“Ele estava determinado, queria sair do avião”, contou McCright. “E eu estava determinado, ele não ia sair.”
Recorrendo a fita adesiva que se encontrava no avião, amarraram o passageiro desordeiro pelos pulsos, joelhos e tornozelos, que assim ficou cerca de 30 minutos.
Depois de o avião ter aterrado em segurança no aeroporto de Dallas-Fort Worth, agentes do FBI e do Departamento de Segurança Pública do aeroporto embarcaram no avião, detiveram o passageiro e levaram-no para avaliação mental.
A FAA está a investigar o incidente a bordo do Airbus A319.
“A segurança dos nossos clientes e dos membros da nossa equipa é a nossa principal prioridade e agradecemos aos membros da nossa equipa e aos nossos clientes por terem gerido uma situação difícil”, afirmou a American Airlines em comunicado.
Os passageiros indisciplinados constituíam um grave problema para as companhias aéreas antes da pandemia - e agora é ainda pior.
A FAA tem uma política de tolerância zero para o comportamento indisciplinado dos passageiros, que atingiu um recorde em 2021, com quase 6.000 incidentes relatados. Diminuíram significativamente desde então, mas 2023 ainda viu mais de 2.000 incidentes, mostram os números da FAA. Nesse ano, pouco mais de 400 ações de fiscalização foram iniciadas e 7,5 milhões em multas foram cobradas a esses passageiros.
No mês passado, um homem foi acusado de espancamento não provocado de um passageiro a bordo de um voo da United Airlines, depois de ter esmurrado repetidamente a vítima.
Em setembro, um passageiro tentou alegadamente asfixiar uma assistente de bordo e “disse que ia matar toda a gente” a bordo de um voo da Frontier Airlines. O avião foi desviado e o homem declarou-se inocente das acusações federais, segundo os registos do tribunal.
*Christine Sever, Pete Muntean e Marnie Hunter contribuíram para este artigo