"O meu piloto está incoerente e não faço ideia de como se pilota o avião". Passageiro aterra Cessna em aeroporto internacional

CNN , Jamiel Lynch, Aaron Cooper e Ross Levitt
12 mai 2022, 11:12
Passageiro aterra avião na Florida

Na terça-feira, um passageiro sem experiência de voo aterrou em segurança um avião privado num aeroporto da Florida, quando o piloto ficou incapacitado.

À medida que a situação se desenrolou, ouve-se o passageiro dizer ao controlo de tráfego aéreo que não sabe pilotar o avião, segundo áudio que a CNN obteve no LiveATC.net.

"Tenho aqui uma situação grave", disse o passageiro não identificado no áudio. "O meu piloto está incoerente e não faço ideia de como se pilota o avião."

Então, um controlador de tráfego aéreo começou a dar instruções ao passageiro para aterrar o avião, pelo que ouvimos no áudio, acabando por aterrar no Aeroporto Internacional de Palm Beach, na Florida.

"Tente manter as asas niveladas e veja se consegue começar a descer. Empurre os comandos para a frente e desça muito lentamente", ouve-se o controlador de tráfego aéreo a dizer ao homem.

"Tente seguir a costa para norte ou para sul. Estamos a tentar localizar-vos."

 

 

Num áudio adicional captado pelo LiveATC.net, ouve-se outro controlador de tráfego aéreo a dizer aos outros aviões o que tinha acontecido.

"Acaba de assistir a uns passageiros a aterrarem aquele avião”, disse o operador da torre a um piloto da American Airlines que estava à espera para levantar voo para Charlotte, na Carolina do Norte.

"Disse que foram os passageiros que aterraram o avião?", perguntou o piloto da American Airlines. "Meu Deus! Excelente trabalho", disse ele.

Seguiam duas pessoas a bordo do Cessna 208 monomotor quando o piloto teve um "possível problema médico", disse a Administração Federal da Aviação (FAA) numa declaração. Não foi dada a conhecer a doença do piloto.

A FAA está a investigar.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados