Polícia britânica passa 20 multas pelas festas durante a pandemia em Downing Street

29 mar 2022, 13:02
Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido

Autoridades não revelaram a quem foram passadas as multas, mas a residência oficial do primeiro-ministro garantiu que, caso Boris Johnson fosse um dos destinatários, essa informação seria tornada pública

A polícia britânica anunciou esta terça-feira a emissão de 20 multas, em resultado da violação das normas para conter a pandemia durante as festas que se realizaram no ano passado, na residência oficial do primeiro-ministro, em Londres.

Em comunicado, as autoridades revelaram que ainda existe uma quantidade "significativa" de material que precisa de ser investigado, pelo que poderão ser passadas novas multas relacionadas com estas violações num futuro próximo. 

A polícia não revelou, porém, a quem foram passadas as 20 multas agora emitidas, nem com que eventos estas sanções estão relacionadas, indica a BBC. Mas Downing Street já tinha admitido que, caso o primeiro-ministro Boris Johnson fosse um dos destinatários das multas, essa informação seria tornada pública. 

A polícia está a investigar 12 eventos na residência oficial do primeiro-ministro britânico que poderão ter violado as restrições em vigor para contenção da pandemia. Boris Johnson terá marcado presença em pelo menos três dessas ocasiões. 

Como parte do inquérito, a polícia enviou cerca de 100 questionários para tentar apurar quem participou nestas festas, que fizeram estalar a polémica e levaram a que muitos pedissem a demissão do primeiro-ministro, mesmo da ala conservadora de Boris Johnson. 

Já o próprio garante que sempre seguiu as regras previstas pelo seu governo, ainda que tenha chegado a pedir desculpas públicas por ter participado numa dessas festas, realçando que sempre acreditou tratar-se de um evento de trabalho. 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados