PS gastou 40 mil euros com perfis falsos para dar apoio a António Costa

CNN Portugal , DCT
2 mai, 08:58
Partido Socialista

REVISTA DE IMPRENSA | Agência responsável pela criação dos bots usava redes de padarias ou VPNs para criar os perfis falsos nas redes sociais

O Partido Socalista gastou 40 mil euros na criação de cerca de 300 perfis falsos nas redes sociais entre 2019 e 2020. Segundo avança o jornal Sol esta sexta-feira, os bots foram criados para fazer comentários de apoio ao partido e a António Costa e votar nas sondagens online dos debates televisivos a favor do partido.

Este plano de comunicação socialista, tratado como ‘O Projeto’, como conta ao jornal um dos envolvidos, “era feito secretamente” e estava a cargo da agência ADBD Communicare, entretanto extinta.

A criação dos falsos perfis em causa era feita através de “uma rede pública, como uma Padaria Portuguesa, por exemplo” ou com recurso “VPNs, softwares encriptados e browsers anónimos, como o Tor Project”, relata Miguel Lopes, um dos envolvidos no projeto.

Entre 2019 e 2020, António Costa era ainda secretário-geral do Partido Socialista e, na altura, decorria a campanha para as eleições legislativas de 2019, que colocava o agora presidente do Conselho Europeu num frente-a-frente com o então presidente do PSD Rui Rio.

Política

Mais Política
IOL Footer MIN