Um homem e a sua filha foram encontrados mortos no Parque Nacional Canyonlands, no Estado norte-americano do Utah, na sexta-feira. Os dois perderam-se durante uma caminhada e ficaram sem água, sob temperaturas elevadas.
Albino Herrera Espinoza, 52, e a filha, Beatriz Herrera, 23, estavam a visitar o parque localizado no sudeste de Utah, perto da sua casa em Green Bay, Wisconsin, e caminhavam pela Syncline Loop, onde a temperatura no momento estava acima de 38 ºC, de acordo com o Serviço Nacional de Parques (NPS, na sigla original).
O pai era o dono do El Sarape, um conhecido restaurante mexicano em Green Bay, informou a estação parceira da CNN, WGBA.
Pai e filha foram encontrados mortos com apenas 15 minutos de diferença, pouco antes das 18:00, depois de o Gabinete do Xerife do Condado de San Juan ter sido notificado pelo Serviço de Parques Nacionais "sobre um caminhante morto na área Upheaval Dome do Parque Nacional de Canyonlands", refere-se num comunicado à imprensa divulgado pelo gabinete do xerife.
Equipas de guardas florestais do NPS e de helicóptero do Bureau of Land Management Moab District responderam ao alerta e iniciaram uma operação de busca, informou o parque.
Não se sabe ao certo quanto tempo pai e filha ficaram perdidos no parque, situado a cerca de 400 quilómetros de Salt Lake City, nem quanto tempo as autoridades demoraram a encontrar os corpos.
Os Estados Unidos estão a viver um verão historicamente quente, com o calor a provocar uma série de mortes em julho. As autoridades estimam que o número de mortes provavelmente vai continuar a crescer à medida que o mês tipicamente mais quente do ano for passando. Este é já o verão mais quente registado em cerca de 100 cidades dos EUA, do Maine à Califórnia. Suspeita-se que o calor tenha sido a causa de morte de mais de três dúzias de pessoas nos EUA em julho - um número que provavelmente é subestimado, dado o tempo necessário para atribuir uma morte por calor.
Muitas dessas mortes estão registadas no Oeste, onde as cidades quebraram recordes históricos de temperaturas altas durante uma onda de calor prolongada e sem precedentes. Neste contexto, os visitantes de Canyonlands podem esperar altas temperaturas e raios solares intensos durante os meses de verão, observou o parque, numa publicação recente na sua página oficial do Instagram.
“Canyonlands é um ambiente isolado e acidentado. Pode ter de caminhar mais de 80 quilómetros para encontrar comida, combustível, abrigo ou serviços médicos”, pode ler-se na publicação.
Para participarem nas atividades ao ar livre e sob muito calor, o serviço do parque lembra os visitantes que devem levar e beber bastante água e evitar atividades “extenunantes” durante os horários de maior calor durante o dia - geralmente entre as 10:00 e as 16:00.
Os corpos de Espinoza e Herrera foram entregues ao Instituto Médico Legal do Estado de Utah para autópsia, informou ainda o gabinete do xerife.