Lucro da Parpública sobe para cerca de 137 milhões de euros em 2021

Agência Lusa , FMC
31 mai, 23:12
Dinheiro

Em comunicado, a sociedade gestora de participações sociais do Estado refere que os valores se aproximam do ano de pré-pandemia

O lucro do grupo Parpública subiu para cerca de 137 milhões de euros em 2021, acima dos 80 milhões de euros alcançados no ano anterior, foi esta terça-feira divulgado.

Em comunicado, a sociedade gestora de participações sociais do Estado refere que o resultado de 2021 se aproximou do registado em 2019, ano de pré-pandemia, quando ascendeu a 139 milhões de euros.

“O Grupo continua a evidenciar uma capacidade de resiliência e flexibilidade, comprovado pelo facto de todos os segmentos de negócio terem apresentado resultados positivos, num ambiente adverso ditado pela pandemia”, pode ler-se no comunicado.

Em 2021, o investimento global do Grupo rondou os 188 milhões de euros, “um aumento de 29% face ao valor de 2019 (146 milhões de euros), o que é de assinalar se tivermos em conta o enquadramento económico de cada um dos anos”, refere.

O grupo manteve ainda a sua estratégia de redução de endividamento, tendo o passivo consolidado sido reduzido em 707 milhões de euros em 2021, essencialmente suportado pela ‘holding’ Parpública, “a qual registou uma diminuição do endividamento na ordem dos 600 milhões de euros”.

No que respeita às contas individuais da ‘holding’ Parpública, “é de destacar o resultado líquido de 2021 de aproximadamente 29 milhões de euros, que se traduz num aumento de nove milhões de euros face a 2020”.

Ainda a nível da ‘holding’, acrescenta, “a atividade desenvolvida em 2021 permitiu manter níveis elevados em termos de solvabilidade e de autonomia financeira, com 94% dos ativos da ‘holding’ financiados por capitais próprios”.

A Parpública – Participações Públicas, SGPS, S.A., é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, diretamente detida pelo Estado, que tem natureza de sociedade gestora de participações sociais.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados