Tiroteio no centro de Paris faz pelo menos três mortos e três feridos

Andreia Miranda | Cláudia Évora | Pedro Falardo , notícia atualizada às 13:02
23 dez 2022, 11:37

Suspeito, que tem 69 anos, já foi detido

Um tiroteio no centro de Paris fez, esta sexta-feira de manhã, pelo menos três mortos e três feridos, um dos quais em estado grave, avançou a procuradora do Ministério Público de Paris. 

"Há três mortos, uma pessoa em estado de emergência absoluta, dois feridos e o arguido também ficou ferido, sobretudo na face", afirmou Laure Beccuau à imprensa, que disse que as autoridades iriam examinar "qualquer elemento racista", que possa ter motivado o ataque.

De acordo com a polícia, o suspeito, de 69 anos, foi detido no local. Desconhecem-se as motivações para o ataque. No entanto, o jornal Le Parisien avança que o suspeito já tinha sido detido por ter atacado um campo de migrantes em 2021. Aos jornalistas, Laure Beccuau confirmou que o suspeito já estava referenciado pelas autoridades e tinha sido recentemente libertado da prisão, onde cumpriu sentença por esse mesmo crime.

O incidente aconteceu na rua d'Enghien, no 10.º bairro, no centro cultural curdo Ahmet Kaya, onde existe ainda um restaurante tradicional e um cabeleireiro. As autoridades pedem à população que evite a área para que os serviços de emergência atuem.

De acordo com o que uma testemunha disse à AFP,  foram ouvidos "sete a oito disparos na rua". "Foi o pânico total, ficámos trancados no interior".

Ministério Público abre investigação

Emmanuel Grégoire, vice-presidente da Câmara de Paris, agradeceu no Twitter a rápida intervenção das forças de segurança e revelou que o incidente vai ser investigado.

A informação foi depois confirmada pelo gabinete do procurador do Ministério Público de Paris à BFMTV, que adiantou que "foi aberta uma investigação sobre homicídio, homicídio voluntário e violência agravada".

As investigações, por enquanto, estão a cargo da Brigada Criminal da 2ª direção da Polícia Judiciária.

Europa

Mais Europa

Patrocinados