Paris 2024: Carolina João e Diogo Costa vão lutar pelas medalhas

6 ago, 17:37
Paris 2024: Carolina João e Diogo Costa na prova de vela (OLIVIER HOSLET/EPA)

Velejadores portugueses qualificados para a “medal race” da classe 470. Cenário é difícil para o pódio, mas possível. Diploma olímpico bem encaminhado

Os velejadores portugueses Carolina João e Diogo Costa qualificaram-se para a “medal race” da classe 470 nos Jogos Olímpicos Paris 2024, ao terminarem a jornada desta terça-feira na quinta posição da geral.

Em Marselha, a dupla portuguesa foi 2.ª na sétima regata e 8.ª na oitava regata. As duas últimas regatas do dia foram canceladas.

A dupla lusa somou 49 pontos, numa competição que é liderada pelos austríacos Lara Vadlau e Lukas Maehr, com 24 pontos.

A ‘medal race’ da classe 470 está agendada para quarta-feira, às 15h30 locais (14h30 portuguesas). Os pontos conquistados na regata decisiva valem a dobrar.

Nesta altura, a dupla portuguesa tem 49 pontos, estando a 14 da terceira posição, ocupada pelos japoneses Keiju Okada e Miho Yoshioka. Os segundos classificados são os espanhóis Jordi Xammar Hernández e Nora Brugman Cabot, com 31. No quarto lugar, com 35 pontos, estão os suecos Anton Dahlberg e Lovisa Karlsson.

A possibilidade de chegar às medalhas é muito difícil para os portugueses, que precisam de conseguir um dos dois primeiros lugares na ‘medal race’ e esperar que as duplas que estão à sua frente fiquem nos últimos lugares. Ou seja, Carolina João e Diogo Costa precisam de conseguir ficar oito lugares à frente da dupla japonesa e seis acima dos suecos.

Já o cenário para garantir um diploma olímpico – reservado aos oito primeiros – é favorável: os portugueses têm neste momento 13 pontos de avanço sobre os australianos Nia Jerwood e Conor Nicholas, que estão no 9.º lugar.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados