Papa repudia as guerras no mundo e admira-se com o mal que o Homem pode fazer

Agência Lusa , PP
28 mai 2023, 11:11
Papa Francisco discursa aos fiéis durante a oração Angelus (Gregorio Borgia/AP)

O papa, que sexta-feira teve de suspender a sua agenda devido a uma febre, retomou as suas atividades no sábado e presidiu este domingo a uma celebração em que os católicos comemoram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos

O papa Francisco lamentou hoje o número de guerras e conflitos no mundo e manifestou incredulidade perante o que o Homem pode fazer, durante a homilia da missa de Pentecostes celebrada na Basílica de São Pedro.

O papa, que na sexta-feira teve de suspender a sua agenda devido a uma febre, retomou as suas atividades no sábado e presidiu hoje a uma celebração em que os católicos comemoram a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

Durante a homilia, Francisco lamentou que haja hoje tanta discórdia e divisão no mundo: “Estamos todos ligados e, no entanto, encontramo-nos desligados uns dos outros, anestesiados pela indiferença e oprimidos pela solidão”.

“Muitas guerras, muitos conflitos; parece incrível o mal que o Homem pode fazer”, lamentou o Papa, afirmando, no entanto, que “na realidade, o que alimenta as hostilidades é o espírito de divisão, o demónio, cujo nome significa precisamente aquele que divide”.

Segundo Francisco, o demónio “gosta de antagonismos, injustiças e calúnias. E diante do mal da discórdia, os nossos esforços para construir a harmonia não são suficientes”.

O pontífice argentino apelou também a que não haja divisões na Igreja porque “se a Igreja se polariza, o coração fragmenta-se”.

“Não percamos tempo a criticar os outros e a zangarmo-nos connosco próprios, mas invoquemos o Espírito”, pediu.

Francisco terminou a homilia invocando o Espírito Santo para que renove “a face da terra” e seja “dom dos dons”, “harmonia da Igreja”, “espírito de perdão” e “harmonia do coração”.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados