Papa Francisco já voltou ao trabalho apesar de continuar internado

CNN Portugal , MBM
30 mar 2023, 12:17

Antes de ser hospitalizado, o Sumo Pontífice queixou-se de "algumas dificuldades respiratórias", o que o levou a fazer exames no Hospital Gemelli de Roma

O Papa está a recuperar favoravelmente e já está inclusive a trabalhar, ainda que no hospital, informou o Vaticano nesta quinta-feira.

Matteo Bruni, diretor de imprensa da Santa Sé, disse que “o Papa Francisco descansou bem durante a noite" e que "o quadro clínico está em melhoria progressiva", continuando "os tratamentos previstos”.

Esta manhã, Francisco, que está internado devido a uma infeção respiratória, "leu alguns jornais e retomou o trabalho", tendo também rezado na capela do apartamento privativo do Hospital Agostino Gemelli onde recebeu a comunhão, de acordo com o comunicado divulgado aos jornalistas.

Na tarde de quarta-feira, o porta-voz do Vaticano informou que nos dias anteriores à hospitalização o Papa se tinha queixado de "algumas dificuldades respiratórias", o que o levou a fazer exames médicos no Hospital Gemelli, em Roma.

O Papa foi internado devido a uma infeção respiratória, que não está relacionada com a covid-19,  mas que "exige alguns dias de terapia médica hospitalar adequada", segundo ainda o Vaticano.

Estado de saúde do Papa

De acordo com a RaiNews, a infeção pulmonar do Papa Francisco é "leve", como confirmou o TAC ao coração e pulmões e  pode ter sido provocada por um vírus, segundo fontes hospitalares. Para além do TAC foram feitos outros exames para excluir problemas mais graves.

O Papa chegou na quarta feira ao Hospital Gemilli, onde está a ser acompanhado pelo Departamento de Ciência Cardiovascular e Torácica no décimo andar.

O Papa Francisco tem atravessado problemas de saúde, aparecendo muitas vezes de cadeira de rodas ou com a mobilidade afetada. Em julho de 2021 foi operado ao cólon no mesmo hospital, sendo o segundo pontífice a ser tratado no Gemelli. O hospital ficou conhecido como o "terceiro Vaticano" depois das numerosas estadias de João Paulo II.

Relacionados

Europa

Mais Europa

Mais Lidas

Patrocinados