Papa Francisco afirma que animais de estimação não podem substituir filhos

CNN Portugal , CNC
12 mai 2023, 17:59
Papa Francisco numa conferência para discutir o problema de natalidade que Itália enfrenta (AP Photo/Alessandra Tarantino)

Numa conferência, o Sumo Pontífice apelou aos italianos para terem filhos, afirmando que os animais não podem substituir as crianças, incentivando ainda os políticos a tomarem medidas que ajudem a estimular a natalidade.

O Papa Francisco falou num simpósio sobre a crise demográfica em Itália para incentivar os cidadãos a terem filhos, afirmando que muitos animais de estimação já estão a substituir crianças nas casas de muitas famílias.

O Sumo Pontífice acabou por contar um episódio em que uma mulher abriu a sua mala e pediu-lhe que "abençoasse o seu bebé". Mas em vez de ver um bebé, encontrou um cão. "Perdi a paciência e disse-lhe: há muitas crianças com fome e tu trazes-me um cão?"

O país está a passar por uma crise demográfica intensa, sendo a nação com a taxa de fertilidade mais baixa da Europa. Os nascimentos registados estavam abaixo dos 400 000 no ano passado, um novo mínimo para o país.

De acordo com a BBC News, nesta conferência, para além do Papa e da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, estiveram também dezenas de jovens com t-shirts que diziam  "nós conseguimos fazer isto", numa tentativa de convencer as pessoas a terem mais filhos.

O líder da Igreja Católica apelou ainda aos políticos italianos para que tomem medidas concretas para ajudar a fazer face à incerteza financeira, que torna difícil a decisão de ter filhos. "A dificuldade em encontrar um emprego estável, as rendas elevadíssimas e os salários insuficientes são problemas reais", disse o Papa. 

"A resolução do problema é uma prioridade absoluta. Queremos que a Itália volte a ter um futuro brilhante", afirmou a primeira-ministra italiana.

De acordo com a CBS News, em janeiro de 2022, o Papa Francisco já tinha afirmado que as pessoas que escolhem ter cães ou gatos em vez de filhos "diminuem-nos, tiram-nos a humanidade".

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados