Informado em todas as frentes, sem interrupções?
TORNE-SE PREMIUM

Papa em Angola critica "cadeia de interesses" que reduz "a própria vida a uma mera mercadoria"

Agência Lusa , HCL
18 abr, 18:17
Papa Leão XIV no Mónaco (EPA)

Papa Leão XIV condenou também a exploração dos recursos naturais em África e deixou duras críticas a “déspotas e tiranos”

O Papa Leão XIV criticou hoje, em Luanda, a lógica extrativista e defendeu a necessidade de quebrar "a cadeia de interesses", afirmando que África deve ultrapassar a conflitualidade e a inimizade.

Leão XIV falava no salão protocolar, cerca de uma hora depois de chegar a Angola, após ser recebido pelo Presidente da República, João Lourenço, que também discursou nesta cerimónia que reuniu membros do executivo, autoridades tradicionais, membros do corpo diplomático e líderes partidários entre outras individualidades.

O Sumo Pontífice afirmou que, demasiadas vezes, se olha para "as vossas terras [...] mais frequentemente para tirar algo" e considerou que "é necessário quebrar esta cadeia de interesses que reduz a realidade e a própria vida a uma mera mercadoria".

Na intervenção, o Papa condenou também a exploração dos recursos naturais em África e deixou duras críticas a “déspotas e tiranos” que prometem prosperidade sem cumprir, contribuindo para o sofrimento e a morte. Numa referência à realidade angolana, defendeu ainda uma sociedade livre da “escravidão imposta pela elite”, marcada por grande riqueza material, mas assente em “falsas alegrias”.

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

África

Mais África