Covid-19: Espanha decide hoje sobre redução de quarentenas. “Temos de aprender a conviver” com a Ómicron, diz Sánchez

29 dez 2021, 12:43
Cimeira Social

Depois dos EUA e do Reino Unido, Espanha admite diminuir número de dias de contenção para contagiados. “Temos de ter um equilíbrio entre saúde pública, saúde mental e crescimento económico”, diz presidente do governo espanhol

Espanha vai tomar uma decisão hoje sobre a redução do período das quarentenas, que neste momento está em dez dias, tal como em Portugal. Em declarações aos jornalistas, citadas pelo El País, o presidente do governo, Pedro Sánchez, realçou a necessidade na gestão da pandemia de ter “um equilíbrio entre saúde pública, saúde mental e crescimento económico”.

Neste momento há 500 mil casos ativos em Espanha (em Portugal eram 114 mil esta terça feira). “É evidente que Espanha e o mundo não estão como há um ano”, afirmou Sánchez aos jornalistas. “Estamos melhor porque estamos vacinados. Agora devemos avaliar a evolução das hospitalizações e das UCI, e temos de aprender a conviver e entender o vírus com a variante Ómicron”, acrescentou, citado pelo mesmo jornal.

A decisão sobre a possível redução do tempo de isolamento para contagiados será tomada depois de reuniões com as autoridades de saúde espanholas.

Recorde-se que, nos Estados Unidos, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças recomendou esta segunda feira a redução do período de isolamento de quem teste positivo à covid-19 de dez para cinco dias. Após esses cinco dias, as pessoas deverão cumprir outros cinco dias de uso de máscara sempre que entrem em contacto com outros.

o Reino Unido reduziu o isolamento de dez para sete dias, exigindo a apresentação de um teste antigénio negativo ao sexto e ao sétimo dia. Após esse isolamento, estas pessoas devem reduzir ao máximo o contacto com outras e manter, se possível, o teletrabalho.

Em Portugal, Marta Temido disse esta terça feira que a redução do isolamento de 10 para 5 dias será "avaliada".

LEIA TAMBÉM
- Reduzir os dias de isolamento da covid-19 faz sentido em Portugal ou é um risco? Cinco especialistas dão aqui a resposta.

Europa

Mais Europa

Patrocinados