Finalmente a ciência pode ter uma explicação para as pessoas que perderam o olfato com a covid-19

22 dez 2022, 11:36
Pandemia da covid-19 (Getty Images)

Pelo menos 5% dos doentes com covid-19, cerca de 15 milhões de pessoas a nível global, não recuperaram o olfato rapidamente ou totalmente

Milhões de pessoas que contraíram covid-19 e perderam o olfato podem estar a sofrer de uma reação imunitária anormal que destrói células no nariz.

Uma equipa de investigadores analisou o tecido da mucosa nasal de 24 pessoas anteriormente infetadas pelo coronavírus, incluindo nove que perderam o olfato durante pelo menos nove meses. Citado pelo The Guardian, o médico Bradley Goldstein, professor de neurobiologia da Universidade de Carolina do Norte, afirma que o tecido da mucosa nasal dos indivíduos que perderam o olfato "continha células imunitárias únicas que produziam sinais inflamatórios, combinados com menos células nervosas olfativas". Estas células foram detetadas mesmo com os pacientes a testarem negativo para a covid-19, o que sugere que esta resposta persiste após a infeção.

Pelo menos 5% dos doentes com covid-19, cerca de 15 milhões de pessoas a nível global, não recuperaram o olfato rapidamente ou totalmente. “Atualmente, não dispomos de tratamentos específicos e eficazes. Para desenvolver terapias, precisamos de compreender a patogenia do problema: o que está danificado e onde", diz Goldstein.

Por seu turno, Danny Altmann, professor de imunologia do Imperial College of London, releva a importância deste trabalho para “descodificar a patologia da covid-19”. "Como já vimos anteriormente, podem ocorrer alterações sintomáticas profundas na ausência de vírus vivos detetáveis no local. A perda do olfato tem sido um dos principais mistérios e estas descobertas oferecem uma resposta, juntamente com descobertas anteriores", explica, citado pelo The Guardian.

Também ouvida pelo jornal, a médica Gwenaelle Douaud, neurocientista da Universidade de Oxford que tem estudado os efeitos da covid-19 no cerébro, mostrou-se satisfeita com as novas evidências descobertas. "Nos doentes com covid-19, os problemas olfativos persistentes têm demonstrado estar associados à diminuição das regiões cerebrais relacionadas com o nosso sentido de olfato. Este estudo fornece agora mais provas de que uma tal perda cerebral específica pode estar relacionada com uma inflamação persistente na própria cavidade nasal".

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados