Nestes países o uso de máscara já não é obrigatório

10 mar 2022, 17:50
Mulher a usar máscara facial de proteção contra o SARS-CoV-2. (AP Photo/Andy Wong)

Ao ar livre são poucos os países que ainda impõem o uso de máscara, mas o caminho é o da libertação total, com cada vez mais nações a flexibilizar e até a abolir o uso de máscara também em espaços fechados. Eis uma volta ao mundo dos países que estão a dizer adeus às máscaras

A Dinamarca deu o primeiro passo, ainda no início de fevereiro, e desde então têm sido vários os países a flexibilizar ou até a abandonar por completo o uso de máscara, seja na rua ou em locais fechados.

Foi a 17 de fevereiro que a Suíça decidiu flexibilizar o uso de máscara em espaços fechados, deixando de impor o seu uso em espaços comerciais, em restaurantes, em espaços e atividades culturais e em eventos. Um dia antes, os Países Baixos anunciaram o fim do uso de máscara no interior, do passe covid-19, da distância de metro e meio entre pessoas e do teletrabalho.

Na Suécia o uso de máscara parece já ser uma “coisa do passado” e nem em transportes públicos é obrigatório. De acordo com a Euronews, a Irlanda e a Áustria aboliram todas as restrições no início de março, se bem que para os austríacos ainda é necessário usar máscara em transportes públicos e lojas. Também na Bélgica as máscaras já não são obrigatórias ao ar livre, mas continuam a ser obrigatórias em espaços interiores, como lojas, espaços de culto e transportes públicos.

No Reino Unido, lê-se no site da BBC, as máscaras já não são exigidas legalmente na maioria dos espaços públicos, nem mesmo em transportes públicos, mas mantém-se a recomendação de uso em instalações de saúde e lares.

O uso de máscara e o certificado de vacinação deixarão de ser obrigatórios em França a partir do dia 14 de março, havendo apenas a exceção para os transportes públicos. Na rua, nos escritórios, nos supermercados, em espaços culturais, nos hospitais e nos lares, por exemplo, já não será necessária a máscara. 

Em Itália já não é obrigatório usar máscaras ao ar livre, mas o uso da máscara em espaços fechados mantém-se obrigatório até 31 de março, não havendo ainda informação se a medida será alterada ou mantida. Já em Espanha, o uso de máscara ao ar livre deixou de ser uma imposição em fevereiro.

E por cá?

Como noticiou a CNN Portugal, estamos perto de deixar as máscaras de vez - atualmente são apenas exigidas em espaços fechados e recomendadas em situações em que há um grande ajuntamento de pessoas. Mas o cenário pode mudar e a projeção feita para o dia 3 de abril falhar. E claro que, como se sempre se diz desde o princípio da pandemia, “as próximas semanas serão decisivas”. 

O limiar de 20 óbitos por cada milhão de habitantes é a meta traçada pelas autoridades de saúde portuguesas, mas a tendência de subida de casos que se tem verificado pode, na verdade, adiar a libertação total do uso de máscaras - se bem que não ficou ainda claro se este acessório de proteção individual ficará, por exemplo, obrigatório em lares e unidades de saúde, tal como acontece noutros países da Europa.

“Isto pode querer dizer que podemos ter uma tendência [de subida de casos] nas faixas etárias que contribuem para mais óbitos, que é acima dos 65 anos”, explica o matemático Carlos Antunes, em declarações à CNN Portugal, ideia que, dias depois, reforçou em entrevista ao Diário de Notícias, afirmando que Portugal pode voltar aos 20 mil casos por dia em breve.

O efeito do Carnaval, juntamente com a maior prevalência da BA.2, que está na ordem dos 60%, poderá estar a alterar a situação de incidência e isso poderá alterar a projeção”, disse à CNN Portugal.

E fora da Europa?

São Paulo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre. Ao todo são 12 os estados brasileiros que abandonaram ou vão abandonar em breve a exigência do uso de máscara em espaços abertos. Em Natal e no Rio de Janeiro, desde esta semana, a máscara deixou também de ser obrigatória em espaços fechados, anuncia o site G1 da Globo.

A 9 de fevereiro, o uso de máscara deixou de ser obrigatório na maioria dos espaços fechados em Nova Iorque, nos Estados Unidos - neste país, as medidas variam de estado para estado, mas o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças tem vindo a alertar para a importância de se continuar a usar em situações de risco ou maior vulnerabilidade. No Canadá caminha-se para a libertação total do uso de proteção individual contra a transmissão do SARS-CoV-2, estando a ser implementada uma flexibilização gradual, lê-se no site da CBC.

A Autoridade Nacional para a Gestão de Emergências, Crises e Desastres (NCEMA) anunciou que o uso de máscaras faciais em espaços abertos agora é opcional nos Emirados Árabes Unidos, mas mantém-se obrigatória em espaços fechados. 

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados