Certificado de vacinação de menores contra a covid-19 deixa de ter prazo de validade

Agência Lusa , BC
29 mar 2022, 13:11
Vacina contra a covid-19. Foto: AP

Novas regras da Comissão Europeia preveem prazo de validade de nove meses apenas para os certificados de vacinação dos maiores de 18 anos. Flexibilização das normas deve-se ao facto de nem todos os estados-membros da UE vacinarem menores com dose de reforço

Os menores de idade que tenham recebido pelo menos a vacinação primária contra a covid-19 estão isentos do prazo de validade de nove meses do certificado digital europeu, segundo as novas regras adotadas a partir desta terça-feira pela Comissão Europeia.

Segundo as novas regras, apenas os certificados digitais covid da União Europeia (UE) dos maiores de 18 anos estão agora sujeitos a um prazo de validade de 270 dias (nove meses) após a administração da última dose de vacinação primária.

Para a vacina Johnson&Johnson, tal significa 270 dias após a primeira e única injeção. Para uma vacina de duas doses, significa 270 dias após a segunda injeção.

Esta flexibilização das regras deve-se ao facto de nem todos os Estados-membros da UE recomendarem o reforço da vacinação a menores.

A isenção deverá ser aplicada por cada Estado-membro – através da adaptação das aplicações que verificam a validade dos certificados – até 06 de abril.

O Certificado Digital Covid da UE é uma prova digital de que uma pessoa está vacinada contra a doença, recebeu um resultado negativo de um teste ou recuperou da covid-19.

A covid-19 provocou pelo menos 5.914.829 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados