Adolescente palestiniana morta em operação israelita na Cisjordânia

Agência Lusa , BC
12 dez 2022, 06:33
Ataque na Cisjordânia (Associated Press)

Jana Zakaran, de 16 anos, foi atingida por um tiro na cabeça.

Um hospital palestiniano anunciou esta segunda-feira que as forças israelitas mataram uma adolescente durante uma operação do exército na Cisjordânia ocupada, realizada esta madrugada.

O hospital Khalil Suleiman, em Jenin, no norte da Cisjordânia, indicou que Jana Zakaran, de 16 anos, foi atingida por um tiro na cabeça.

Zakaran estava no telhado da casa onde vivia, tendo sido encontrada morta depois de as tropas israelitas terem retirado de Jenin, acrescentou a agência de notícias oficial palestiniana WAFA.

O exército israelita disse ter conhecimento da morte da adolescente, indicando estar em curso uma investigação.

As tropas entraram na cidade e prenderam três palestinianos procurados por suspeita de ataques contra israelitas. Houve confrontos e uma forte troca de tiros entre soldados e suspeitos, afirmou.

Cerca de 150 palestinianos foram mortos em combates israelo-palestinianos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental este ano, o que faz de 2021 o ano mais mortífero desde 2006.

Israel tem realizado incursões diárias para deter suspeitos, em toda a Cisjordânia, na sequência de ataques palestinianos contra alvos israelitas durante a primavera e nos quais morreram 19 pessoas.

Os militares afirmam que as rusgas se destinam a desmantelar redes de militantes e a impedir futuros ataques, mas para os palestinianos estas operações servem para consolidar a ocupação de Israel, agora no 56.º ano.

Pelo menos 31 pessoas morreram em ataques árabes em Israel e na Cisjordânia ocupada este ano, de acordo com números israelitas.

Relacionados

Médio Oriente

Mais Médio Oriente

Patrocinados