Saiba tudo sobre o Euro aqui

Partidos políticos dos Países Baixos alvo de ciberataques

Agência Lusa , PF
6 jun, 17:59
Hacker (Jakub Porzycki/Getty Images)

O Apelo Democrata Cristão (CDA), o Partido da Liberdade (PVV), vencedor das últimas eleições legislativas, e o Fórum para a Democracia (FvD) foram os afetados

Vários partidos políticos dos Países Baixos informaram que as suas páginas de internet foram esta quinta-feira, dia das eleições europeias no país, alvo de ciberataques.

O Apelo Democrata Cristão (CDA) confirmou que o seu sítio foi atingido por um ataque “grave”, tendo os ‘hackers’ atingido os servidores, numa ação contra “eleições livres e democráticas”, segundo uma declaração na rede social X (antigo Twitter).

Também os sítes do Partido da Liberdade (PVV), vencedor das últimas eleições legislativas, e do Fórum para a Democracia (FvD), de extrema-direita, cujo líder Thierry Baudet brincou perante a imprensa sobre um possível envolvimento russo, foram temporariamente bloqueados, segundo a estação pública NOS.

O arranque da votação destas eleições europeias nos Países Baixos decorreu sem outros incidentes.

Cerca de 370 milhões de eleitores são chamados a escolher os 720 deputados ao Parlamento Europeu, nas eleições que decorrem nos 27 Estados-membros da União Europeia entre 6 e 9 de junho.

Em Portugal, que elege 21 eurodeputados, o escrutínio está marcado para 09 de junho.

Europa

Mais Europa

Patrocinados