Superiate gigante “encolhe-se” para passar debaixo das pontes

CNN , Tamara Hardingham-Gill
31 jan 2022, 11:00
Superiate gigante “encolhe-se” sob as pontes holandesas

Não é todos os dias que vemos um superiate de 80 metros tentar passar debaixo de uma ponte, ficando com apenas alguns centímetros de folga.

Assim, não é de admirar que a perspetiva de ver este gigantesco navio da Heesen a percorrer os estreitos canais dos Países Baixos tenha atraído uma grande multidão.

A viagem inaugural do Galactica, outrora conhecido como Projeto Cosmos, aconteceu no início deste mês, com uma precisão angustiante e um fotógrafo disponível para registar a viagem.

O Superiate Galactica é cuidadosamente levado do estaleiro da Heesen, na cidade de Oss, no sul dos Países Baixos, para o porto de Harlingen, no Mar do Norte, onde fará vários ensaios e onde será equipado.

Durante esta operação, que demorou entre quatro a cinco dias, a embarcação foi puxada e empurrada por rebocadores experientes pelo meio de comportas estreitas e passando por baixo de, pelo menos, seis pontes.

O timing é extremamente importante. A Heesen teve de esperar por um "dia calmo sem vento" antes de tentar fazer passar a embarcação por uma comporta apertada em Macharen, com apenas 15 centímetros de folga de cada lado.

“Procedimento Padrão”

A embarcação “espreme-se” sob uma ponte baixa enquanto é empurrada e puxada ao longo dos canais e dos rios. 
Heesen/SWNS

Noutra etapa, o nível da água era demasiado alto para que a Galactica pudesse passar por baixo de uma ponte do rio Maas, o que levou a uma pequena pausa enquanto a tripulação esperava que os níveis baixassem o suficiente para o barco passar por baixo da ponte.

"Este é o procedimento padrão com os iates de luxo desta dimensão, quando têm de navegar fora do mar”, diz um porta-voz da Heesen. “Esperar que a maré baixe é uma coisa normal para nós."

Uma operação tão complicada e crucial requer pelo menos três a quatro meses de preparação com várias licenças e certificados necessários de antemão, segundo a equipa da Heesen.

Felizmente, o estaleiro tem mais de 40 anos de experiência no que diz respeito a manobrar os seus navios de Oss para o Mar do Norte.

Na verdade, a localização do estaleiro ajudou a moldar muitos dos seus iates inovadores, pois os designers têm de estar cientes de que cada embarcação aqui construída terá de ser transportada da mesma maneira.

“Construir superiates grandes e complexos é emocionante, tanto do ponto de vista da engenharia como da construção”, disse Arthur Brouwer, CEO da Heesen, num comunicado.

“Somos incrivelmente abençoados por termos os melhores arquitetos, engenheiros e artesãos navais do país a construir os nossos iates”.

O Galactica, equipado com um clube de praia e um heliporto que se transforma em cinema, chegou a Harlingen em segurança a 12 de janeiro, e deve começar em breve os testes no mar.

Iate todo em alumínio

O superiate de 80 metros será entregue ao proprietário em abril, após passar pelos testes no mar.

Descrito como o iate em alumínio mais comprido e mais rápido do mundo, será entregue em abril, o mesmo mês em que a Heesen planeia entregar o Projeto Aura de 50 metros.

"Nenhum Heesen foi tão celebrado ao deixar o nosso estaleiro", diz uma mensagem publicada na página oficial do estaleiro no Facebook.

"Ficámos sensibilizados pelo número de pessoas que se reuniu nas margens dos rios e nas pontes, a aplaudir à passagem do barco, e pela multidão que o recebeu em Harlingen.”

A Heesen não é o único estaleiro holandês a transportar os seus iates pelos estreitos canais e rios dos Países Baixos       .

Em abril passado, o Projeto 817 da Feadship foi fotografado enquanto era levado das instalações do estaleiro, na ilha de Kaag, para o Mar do Norte em Roterdão.

"As pessoas perguntavam coisas como: ‘Porque é que alguém vem andar de barco para aqui?’”, disse à CNN Travel, na altura, o fotógrafo Tom van Oossanen, que acompanhou o Projeto 817 nos dois primeiros dias do transporte.

“Obviamente, não anda a passear. Vai para o mar e nunca mais voltará.”

Luxo

Mais Luxo

Na SELFIE

Mais Lidas

Patrocinados