Milhares de pessoas tentam sair de casa pelo meio do fogo que está a alastrar-se rapidamente
O vento forte que apareceu quase do nada foi o suficiente para lançar o caos em Los Angeles, onde há um fogo a consumir uma área de três campos de futebol a cada minuto.
Por isso mesmo milhares de pessoas estão a ser retiradas das suas casas, nomeadamente no bairro de Pacific Palisades, que fica a cerca de 32 quilómetros do centro da cidade onda moram muitas das estrelas do cinema mundial.
“Trata-se de um incêndio de rápida propagação nestas colinas de mato denso e a nossa principal preocupação neste momento é que todos sigam a ordem de evacuação”, disse a porta-voz dos Bombeiros de Los Angeles, Margaret Stewart, à KABC, filial da CNN.
Fugir, sim, mas cuidado com a direção, já que as autoridades pedem que se evite a autoestrada da costa do Pacífico, uma das principais vias da Califórnia. Trata-se de uma rota que só deve ser utilizada em último cenário, uma vez que se teme que seja para ali que o fogo se dirige.
“Pode ser a diferença entre a vida ou a morte de alguém caso consigamos retirar as pessoas em segurança”, reiterou Margaret Stewart, que está a tentar fazer chegar a informação ao máximo de população.
Estão em vigor ordens de evacuação para mais de 30 mil residentes na área de Los Angeles, de acordo com a chefe dos bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley, que fez uma atualização da situação numa conferência de imprensa.
“Isto é algo que vai piorar esta noite”, acrescentou o chefe da polícia de Los Angeles, Jim McDonnell, deixando a entender que o pior pode ainda nem ter chegado.
Do lado do combate, e embora já houvesse alguma preparação para um fogo severo, os bombeiros admitem que não vai ser fácil: “Vai ser desafiante porque este tipo de vento vai empurrar as labaredas e pode originar novos focos de incêndio”, acrescentou a porta-voz dos bombeiros.
Em pouco mais de três horas, mais de cinco quilómetros quadrados de terreno arderam, de acordo com os dados da CalFire, que monitoriza incêndios no estado da Califórnia.
Com a incerteza do que acontece nas próximas horas, as autoridades já avisaram que o problema pode durar... dias. De acordo com os serviços de meteorologia, o vento tem tendência a piorar, podendo mesmo atingir os 160 quilómetros por hora em breve, incluindo em zonas onde não chove às meses, o que faz desses terrenos um combustível autêntico para as chamas continuarem.
Notícia com dados das 23:45 de terça-feira, hora de Lisboa. O incêndio alastrou durante as horas seguintes. Esta notícia foi atualizada para corrigir a informação de que o incêndio teria consumido o equivalente a 50 cidades de Lisboa, o que não é verdade. Às 8:56 de quarta-feira (hora de Lisboa), o incêndio de Palisades consumira 11,82 Km2. O concelho de Lisboa tem cerca de 100 Km2.