Três curtas-metragens portuguesas sabem hoje se são nomeadas para os Óscares

Agência Lusa , MJC
24 jan 2023, 09:23
"Ice Merchants", curta-metragem de animação de João Gonzalez (DR)

As nomeações para os Óscares são conhecidas esta terça-feira, a partir das 13:30

Os filmes portugueses "Ice Merchants", "O homem do lixo" e "O lobo solitário" tentam esta terça-feira uma nomeação inédita para os Óscares, os prémios norte-americanos de cinema, no dia em que são revelados os candidatos à 95.ª edição.

A Academia de Cinema dos Estados Unidos divulga hoje a lista completa dos nomeados em 23 categorias e a cerimónia está marcada para 12 de março em Los Angeles, no estado da Califórnia.

Este ano, e pela primeira vez, há três filmes portugueses finalistas a uma nomeação para os Óscares em duas categorias.

"Ice Merchants" [na foto em cima], de João Gonzalez, e "O homem do lixo", de Laura Gonçalves, procuram uma nomeação para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Nos candidatos às nomeações para Melhor Curta-Metragem está o filme "O lobo solitário", de Filipe Melo.

No cinema de animação, Portugal esteve mais perto das nomeações com a realizadora Regina Pessoa, que chegou a estar por duas vezes entre finalistas, com as curtas-metragens "História Trágica com Final Feliz" (2005) e com "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" (2019). Daniel Sousa, português de origem cabo-verdiana e radicado nos Estados Unidos, esteve nomeado em 2014 com a curta de animação "Feral", uma produção norte-americana.

No processo das nomeações, a academia revelou este mês uma lista de 301 filmes que cumprem requisitos para uma nomeação, e entre eles estão três com a participação de Alba Baptista, Carloto Cotta e o luso-guineense Welket Bungué, que são considerados elegíveis na área da representação.

Alba Baptista é referida pelo filme "Um sonho em Paris", Carloto Cotta surge pelo filme "You won't be alone", e Welket Bungué pelo filme "Crimes do Futuro".

Na história destes prémios, o cinema português não tem estatuetas e nunca somou nomeações, com exceção para alguns profissionais que trabalham fora de Portugal. O caso mais conhecido é do diretor de fotografia Eduardo Serra, nomeado por duas vezes para os Óscares, pelos filmes "As asas do amor" (1997) e "Rapariga com brinco de pérola" (2003), embora não tenha ganhado.

Nos anos 1980, o empresário português Carlos de Mattos, radicado nos Estados Unidos, venceu dois Óscares em categorias técnicas, por conta de uma empresa que fornecia equipamento para cinema.

Luís Sequeira e Nelson Ferreira, canadianos de origem portuguesa, já estiveram nomeados para os Óscares em 2018, nas categorias de melhor guarda-roupa e de montagem de som, respetivamente, pelo filme "A forma da água", de Guillermo del Toro. Luís Sequeira voltou a ser nomeado em 2022 com o filme "Nightmare Alley – Beco das Almas Perdidas", também do realizador mexicano.

Relacionados

Artes

Mais Artes

Patrocinados