Todos os partidos foram convocados, tendo em vista um eventual acordo que permita a viabilização do OE para o próximo ano
O Governo vai iniciar na próxima sexta-feira as negociações com os partidos sobre o Orçamento do Estado para 2025 (OE), confirmou a CNN junto de fonte do Executivo.
Será o próprio primeiro-ministro Luís Montenegro a liderar as reuniões, que têm início às 10 horas, na residência oficial, o Palacete de São Bento.
Todos os partidos com assento parlamentar foram convocados, tendo em vista um eventual acordo que permita a viabilização do OE para o próximo ano. O primeiro a ser recebido é o PAN, logo às 10:00, seguindo-se Livre (11:00), PCP (12:00), Bloco de Esquerda (14:00), Iniciativa Liberal (15:00), Chega (16:00), PS (17:00) e PSD/CDS-PP (18:30).
A informação foi inicialmente avançada esta tarde pelo presidente do Chega. Numa declaração na Assembleia da República, André Ventura insistiu que o Governo PSD/CDS-PP “tem de escolher” com que partido vai negociar, sustentando que o orçamento pode ser aprovado com o voto favorável do Chega ou com a abstenção do PS.
“É impossível ter um orçamento que agrade ao Chega e ao PS”, defendeu.
O líder do Chega disse ter tido conhecimento hoje do convite do Governo para uma “primeira ronda de negociações” e que foi informado de que Luís Montenegro estará presente nesta primeira reunião “ao mais alto nível”.
Ventura adiantou ainda que o partido decidiu criar uma “equipa especial” para as negociações do Orçamento do Estado.