OE2022: proposta do Governo representará "corte real nos salários", diz Bloco de Esquerda

Agência Lusa , CE
13 abr, 17:46
Deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua (Tiago Petinga/Lusa)

Mariana Mortágua acusou o Governo de estar a "ganhar com a inflação" e de não responder às necessidades dos portugueses

O Bloco de Esquerda (BE) considerou que o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) vai representar um “corte real nos salários”, acusando o Governo de ganhar com a inflação, mas não devolver à sociedade para a compensar.

“O ministro das Finanças acabou por confirmar que o orçamento que apresenta é em tudo igual ao orçamento que já tinha sido apresentado para 2022, com uma diferença: existe agora uma inflação de 4% que vai erodir os salários e o poder de compra dos portugueses”, disse aos jornalistas a deputada do BE Mariana Mortágua.

Na análise da bloquista, o “Governo não pode mais repetir a ideia de que apresenta um orçamento sem cortes”, antecipando que aquilo que se vai assistir “na economia de 2022 é um corte generalizado nos salários”.

“Este orçamento não responde por isso à maior parte das pessoas”, defendeu.

Segundo Mariana Mortágua, “é um milagre o que o Governo faz”, já que “é um milagre prever em baixa o crescimento real da economia, mas também prever em baixa o défice”.

“Este milagre só é possível porque o Governo ganha com a inflação, mas não devolve à sociedade para compensar essa inflação”, acusou.

Questionada sobre como irá votar o BE a proposta do executivo, a deputada não respondeu diretamente, mas recordou que os bloquistas consideram que o orçamento, “como foi apresentado na sua versão original inicial não respondia aos problemas estruturais do país”, tendo então merecido o voto contra do partido.

“Este orçamento tem uma agravante: acrescenta a esses problemas um novo problema, que é um corte real nos salários de todos os trabalhadores deste país”, acrescentou, deixando antever que o BE voltará a votar contra.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados