Criador do ChatGPT acusado de abuso sexual pela própria irmã. Família fala em "acusações totalmente falsas"

8 jan, 17:55
Sam Altman, CEO da OpenAI (AP)

Ann Altman diz ter sido abusada sexualmente pelo irmão desde a infância. CEO da OpenAI diz estar preocupado com a saúde mental da irmã

O diretor-executivo da OpenAI, empresa que desenvolve o ChatGPT, está a ser acusado de abuso sexual pela irmã, Ann Altman, segundo um processo judicial apresentado na segunda-feira, num tribunal do estado do Missouri, EUA.

De acordo com a acusação, Ann Altman diz ter sido abusada sexualmente pelo irmão durante vários anos, quando Ann tinha apenas três anos e Sam 12. O processo alega que o último caso de abuso ocorreu quando Sam já era adulto, mas a irmã ainda era uma criança.

Num comunicado divulgado nas redes sociais, assinado em nome do próprio Sam Altman, da mãe, Connie, e dos irmãos mais novos, Max e Jack, o diretor-executivo da OpenAI garante que as acusações são "completamente falsas" e diz estar preocupado com a saúde mental da irmã.

Não é a primeira vez que Ann Altman faz este tipo de acusações publicamente, através das redes sociais. A família explica que nunca se pronunciou por "respeito à privacidade" de Ann e dos elementos envolvidos, mas, com esta ação judicial, viu-se obrigada a reagir. 

Ann Altman já acusou a família de "reter inapropriadamente 401 mil dólares dos fundos" do seu pai, mas as acusações "têm vindo a evoluir drasticamente ao longo do tempo", refere-se no comunicado.

"A pior acusação que ela fez foi alegar que foi abusada sexualmente pelo Sam quando era criança", acrescenta a família, que diz estar a "sofrer imenso" com tudo isto.Na acusação, Ann Altman diz ter problemas de saúde mental como consequência dos alegados abusos que sofreu por parte do irmão. A ação judicial pede um julgamento com júri e uma indemnização superior a 75 mil dólares (cerca de 73 mil euros), bem como honorários legais.

A família diz que ofereceu a Ann "apoio financeiro mensal" de modo a que a que possa procurar ajuda médica, mas Ann "recusa o tratamento convencional" e continua a "exigir dinheiro", acrescenta-se no comunicado.

Sam Altman, de 39 anos, é um dos líderes mais proeminentes do setor tecnológico, tendo ajudado a co-fundar a OpenAI, empresa que desenvolve o ChatGPT, lançado em 2022.

Em novembro de 2024, foi demitido por pouco tempo do cargo de diretor-executivo por parte do Conselho de Administração da altura, que o acusou de não ser "consistentemente sincero nas suas comunicações". Decisão que não foi bem aceite pelos funcionários da empresa, levando a que Sam fosse novamente contratado para o mesmo cargo na semana seguinte.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados