Vêm aí ondas (excecionalmente) gigantes na Nazaré e McNamara pergunta: “Devo entrar no avião?”

22 fev 2022, 12:47
Nazaré

IPMA prevê agitação marítima forte para o dia 25. Surfista prevê “as maiores ondas que já viu”

Para grande satisfação dos amantes do surf, está prevista forte agitação marítima para a costa ocidental de Portugal Continental para os próximos dias.

Na sua conta de Instagram, Garrett McNamara, atualmente com a família no Havai, não conteve a satisfação e a incerteza, perguntando aos seus seguidores o que fazer neste caso.

“Devo entrar no avião? De acordo com as previsões de hoje, será a maior ondulação que já vi com vento favorável. Estou a ponderar marcar um voo. Vou esperar até ao último avião para dar tempo para a ondulação se materializar (…) Não quero mesmo entrar num avião, mas se esta é a ondulação com a qual eu sonho não a vou querer perder! O que devo fazer?".

Contactado pela CNN Portugal, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirma que está prevista forte agitação marítima para sexta-feira, dia 25 de fevereiro, “com ondas de 5/6 metros e com um período de pico de até 10 metros". O IPMA deverá emitir avisos de agitação marítima de 24 a 26 de fevereiro.

Fonte do IPMA refere, ainda, que no caso específico da Nazaré, “é possível que os valores excedam os indicados pois trata-se de uma zona que pela sua morfologia submarina (canhão da Nazaré) exacerba a ondulação prevista para a generalidade da costa”.

Atualmente, o recorde da maior onda alguma vez surfada pertence ao brasileiro Rodrigo Koxa que, em novembro de 2017, surfou uma onda com 24,4 metros de altura. Contudo, a World Surf League está a avaliar várias marcas, incluindo o do português António Laureano, que aos 18 anos, em outubro de 2020, surfou uma onda com uma altura estimada de 30,9 metros.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados