Fim de semana prolongado: temperaturas "disparam" e termómetros podem chegar aos 40 graus

7 jun 2022, 11:45
Várias pessoas tentam refrescar-se devido ao calor sufocante em agosto passado no Washington Square Park de Nova Iorque

Massa vinda do continente europeu traz ar "muito quente e seco", que vai fazer com que as temperaturas fiquem "5 a 10 graus acima da média"

As temperaturas em junho estão em ondas e a próxima é de calor. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a partir desta quinta-feira e até ao próximo domingo, os termómetros vão disparar e a culpa é de uma massa de ar vinda do continente europeu.

Em declarações à CNN Portugal, a meteorologista Maria João Frade explica que essa massa de ar, ao contrário da massa de ar marítima que o anticiclone que estará estacionado a sul dos Açores até quarta-feira traz, é uma massa com ar "muito quente e seco". 

"Essa será a grande diferença e o que vai fazer com que as temperaturas disparem nos próximos dias, ficando 5 a 10 graus acima da média", afirma, acrescentando que, perante o aumento da temperatura, poderão ser emitidos alertas de temperaturas elevadas para o fim de semana prolongado para as regiões do interior.

Segundo o IPMA, em alguns locais, os termómetros vão ultrapassar os 30 graus, como é o caso do Algarve, Alentejo, Beira Interior e Nordeste Transmontano, podendo mesmo chegar aos 40 graus em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo.

A meteorologista adianta, no entanto, que, na costa ocidental, o vento vai permanecer, o que fará com que as temperaturas sejam mais baixas, com valores a rondar os 25 graus. Já na costa sul do Algarve, o vento do Norte fará com que as temperaturas rondem os 30 graus.

Também as noites serão quentes, com a temperatura mínima a rondar os 20 graus, em locais do Interior e do Centro Sul, como Évora e a Grande Lisboa. 

Na semana seguinte, que inicia a 13 de junho, as previsões indicam que ocorrerá uma descida da temperatura máxima logo na segunda-feira que se acentuará no dia seguinte.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados