Omicron: nova variante da covid-19 já tem nome e é de "preocupação"

26 nov 2021, 18:07
Covid-19 no Reino Unido

Número de casos está a subir em toda a África do Sul e há vários países a tomarem medidas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou esta sexta-feira a variante da covid-19 B.1.1.529 com a décima quinta letra do alfabeto grego, Omicron. De acordo com o comunicado da organização, esta é já uma "variante de preocupação".

Uma variante de preocupação tem, segundo a OMS, as seguintes caraterísticas: aumento da transmissibilidade ou alteração prejudicial na epidemiologia da covid-19, aumento da virulência ou mudança na apresentação clínica da doença ou diminuição da eficácia da saúde pública e medidas sociais ou diagnósticos, vacinas e terapêuticas disponíveis.

A primeira amostra conhecida da mutação data de 9 de novembro, e foi detetada na África do Sul. Conhecida por ter um largo número de mutações (32), existe um risco acrescido de reinfeção associado.

"O número de casos desta variante parece estar a subir em quase todas as províncias da África do Sul", afirma a OMS, que vai continuar a avaliar a situação.

À semelhança do que já fazem outros países, a OMS pede que se tomem precauções extras, e destaca as seguintes medidas:

  • melhorar a vigilância e os esforços de sequenciamento para compreender melhor a variante;
  • enviar sequências completas do genoma e metadados associados;
  • relatar casos e surtos associados à variante;
  • coordenar com a comunidade internacional investigações e avaliações;
  • compreender os eventuais impactos da variante na eficácia das vacinas e na neutralização da doença.

A União Europeia anunciou que todos os voos provenientes daqueles sete países africanos vão ser suspensos de forma imediata.

À generalidade da população a OMS pede que se lembre de reduzir o risco de contágio, nomeadamente através da utilização correta da máscara, da higiene pessoal, do distanciamento físico, da ventilação de espaços e da vacinação.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados