Jogadores do Benfica também vão ser testados «para apertar a malha»

29 nov 2021, 09:58

Graça Freitas revela que os treze casos identificados no Belenenses não são exclusivamente jogadores, também há elementos do staff

PUB

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, anunciou, em entrevista à TSF, que vai aplicar um plano «muito rigoroso» de testagem para quebrar cadeias de transmissão da nova variante da covid-19, a omicron, depois de identificados treze casos positivos no Belenenses SAD e, pelo princípio de precaução, os jogadores do Benfica que estiveram no jogo de sábado à noite também vão ser testados.

A responsável pela saúde esclareceu que os casos identificados «não são exclusivamente» de jogadores, uma vez que há também infeções no staff da equipa liderada por Rui Pedro Soares. Essas pessoas vão ser submetidas a «um plano de testagem muito rigoroso» e, tratando-se de uma nova variante, vai-se também avançar para uma «identificação mais alargada dos contactos e proceder ao seu isolamento, com o objetivo de quebrar cadeias de transmissão».

PUB

Quanto aos jogadores da Belenenses SAD que estiveram em campo no sábado, no jogo com o Benfica, Graça Freitas explica que, apesar de não ser o plano habitual, «os jogadores que estiveram em campo vão entrar num plano de testagem, quer pelo clube quer pela DGS, para apertar a malha e procurar possíveis casos». 

PUB
PUB
PUB

Já em declarações à CNN Portugal, Graça Freitas reiterou que não cabia à DGS adiar o jogo entre a Beleneses SAD e o Benfica. «Nós não fazemos essa recomendação, que fique bem claro. À saúde o que compete à saúde. (…) A saúde não tem de interferir sobre isso. (…) As decisões sobre jogos ultrapassam as autoridades de saúde (...) À saúde o que é da saúde, ao desporto o que é do desporto», disse.

A diretora-geral da saúde revelou que a decisão de isolar jogadores da B-SAD com teste negativo foi tomada pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS) e foi justificada por «contactos de alto risco».

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados