Marcelo mantém viagem a África apesar da nova variante e rejeita "mau exemplo"

26 nov 2021, 19:39

Chefe de Estado diz que especialistas pensam que a Omicron pode não ser tão mortal

O Presidente da República vai manter a agenda programada para os próximos dias, durante os quais vai estar em Angola. A viagem de Marcelo Rebelo Sousa acontece numa altura em que foi identificada uma nova variante da covid-19 na África Austral, zona que não abrange Angola.

Isso mesmo lembrou o chefe de Estado, que garante que vai fazer testes todos os dias, falando também numa variante, de nome Omicron, que, de acordo com os especialistas, pode ser mais contagiosa, mas não tão mortal.

À partida para a Angola, já no Aeroporto de Lisboa, o Presidente da República disse à CNN Portugal que não tinha medo de viajar, lembrando que o país de destino não tem as limitações de Moçambique. Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa admite ponderar algumas das deslocações futuras, recusando ser um mau exemplo a sua viagem nesta altura.

"Estou a dar um exemplo normal, não há nenhuma restrição. Se houvesse, não ia", sublinhou.

Sobre a ida a Angola, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que as limitações impostas por vários países estão a limitar-se a sete países, nos quais não está Angola.

"Angola não é país vizinho da África do Sul. Eu viajarei, viajarei, uma vez que não há restrições. Sinto-me com seguro, com três doses de vacina...", afirmou.

A nova variante foi discutida a 19 de novembro na reunião do Infarmed, onde um "especialista muito bem informado" deu conta da situação, revelou Marcelo Rebelo de Sousa, que pede tempo e paciência para que se perceba o que está realmente em causa.

Já depois das palavras do Presidente da República, o Governo anunciou a suspensão dos voos de e para Moçambique a partir da próxima segunda-feira. O executivo coloca ainda restrições a África do Sul, Esuatíni, Botsuana, Lesoto, Namíbia e Zimbabué.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados