Numa cidade sem qualquer teatro ou cinema, um milhão de euros depois e a Casa da Cultura continua fechada

28 nov 2022, 21:16

A obra está quase concluída, paga com fundos europeus, mas a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital ainda não conseguiu colocar dois empreiteiros a trabalharem em conjunto

O objectivo inicial era ter a nova Casa da Cultura de Oliveira do Hospital a funcionar em 2017, mas cinco anos depois e ainda não há data para sequer concluir o projecto.

A obra arrasta-se com sucessivos atrasos e a autarquia justifica-se com um problema relacionado com o facto de terem sido lançados dois concursos públicos ganhos por duas empresas de construção civil da cidade.

Segundo o presidente do município, José Francisco Rolo, cada empresa iria recuperar um dos dois edifícios situados lado a lado que juntos gerariam a nova Casa da Cultura e agora é preciso juntar as empresas, levando-as a trabalhar em conjunto, para conseguir fazer o pouco que falta e ligar os dois edifícios.    

Depois de vários adiamentos, a data final para acabar as obras terminou há ano e meio como revela a página do Governo que detalha os projectos apoiados com fundos europeus, mas o município refere que já pediu novo prolongamento do prazo. 

A autarquia adianta ao Exclusivo do Jornal das 8 da TVI que tem evitado avançar pela via judicial contra os empreiteiros para que o problema não se arraste indefinidamente nos tribunais.

A obra custa cerca de 1,5 milhões de euros e a grande maioria do dinheiro já foi gasto, com claros sinais de degradação da parte do projecto que foi concluída há vários anos.

No local, no centro de Oliveira do Hospital, não há sinal de qualquer novo trabalho de construção civil.

País

Mais País

Patrocinados