Scholz diz que Portugal “tem escrito uma história de sucesso económico impressionante”

Agência Lusa , PP
29 mai 2022, 20:08
O chanceler alemão, Olaf Scholz (Kay Nietfeld/dpa via AP)

Chanceler alemão saudou a recuperação económica após a crise económica e financeira, mas também os progressos na transição digital e energética.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, considerou hoje que “Portugal tem escrito uma história de sucesso económico impressionante”, saudando a recuperação económica após a crise económica e financeira, mas também os progressos na transição digital e energética.

“Nos últimos anos, Portugal tem escrito uma história de sucesso económico impressionante. Que recuperação depois dos anos difíceis de crise económica e financeira”, declarou Olaf Scholz na cerimónia de abertura da feira de Hannover, no Centro de Congressos daquela cidade alemã, aonde chegou pelas 18:40 (17:40 de Lisboa) acompanhado pelo primeiro-ministro português, António Costa, ao som da música "A Sky Full of Stars", da banda britânica Coldplay.

Com o primeiro-ministro, António Costa, a ouvi-lo na plateia, o chanceler alemão salientou que Portugal “tem feito grandes progressos na tecnologia, digitalização e transição energética”.

“Lisboa tornou-se num dos epicentros europeus para ‘start-ups’ e para os nómadas digitais em todo o mundo. ‘Smartphones e pranchas de surf’”: é uma combinação que funciona”, afirmou.

Dirigindo-se diretamente a António Costa, Scholz disse que os executivos liderados pelo primeiro-ministro português têm “investido de forma maciça na capacidade inovadora de Portugal, com institutos de investigação de ponta, como por exemplo, o Fraunhofer Institute a ficarem atraídos por Portugal”.

“Ao longo dos últimos anos, surgiram numerosas novas cooperações entre empresas: mais de 600 empresas alemãs já estão ativas em Portugal. Não são apenas grandes empresas internacionais, como a Volkswagen, Siemens e Continental, mas também pequenas e médias empresas. Tal deve-se ao bom clima que encontram em Portugal, tanto para investir como para passar férias”, acrescentou.

Em português, Scholz disse assim a Costa que era “bem-vindo” à feira de Hannover.

Com o ‘slogan’ “Portugal faz sentido”, a Hannover Messe’22 – considerada a maior feira de indústria do mundo – começou hoje e termina na quinta-feira, tendo escolhido Portugal como país parceiro para a edição deste ano.

Mundo

Mais Mundo

Mais Lidas

Patrocinados