Chega diz que quer assumir "posição responsável" no Orçamento

8 out 2024, 16:31
O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, cumprimenta o presidente do Chega, André Ventura (José Sena Goulão/LUSA)

André Ventura não confirmou se o partido vai ou não viabilizar o documento

O Chega vai deixar passar o Orçamento do Estado para 2025, caso o PS chumbe a proposta que o Governo. Em sentido contrário, num cenário de aprovação socialista, o partido presidido por André Ventura votará contra o documento.

A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã e confirmada pela CNN Portugal junto de várias fontes ligadas ao processo.

O partido garantiu que terá uma "posição responsável", sendo essa a palavra de ordem dentro do partido.

Entretanto, e em declarações a partir da Assembleia da República, André Ventura não confirmou este cenário, dizendo apenas, como já o tinha feito, que o Chega "tudo fará para evitar uma crise política".

Um cenário que só se coloca caso o acordo entre Governo e PS venha a falhar, impedindo o Chega, nesse cenário, que o país avance para eleições, sendo que o Presidente da República nunca confirmou que iria dissolver o Parlamento em caso de chumbo do documento.

Recorde-se que o Governo pré-aprovou o Orçamento do Estado, tendo emitido um comunicado em que, com apenas algumas palavras, dava nota de que ainda decorriam as "negociações com o Partido Socialista".

Com as diferenças no IRS Jovem praticamente sanadas, depois de Governo e PS se terem aproximado na apresentação de várias propostas, é a descida do IRC que ainda divide as duas partes, sendo que do lado socialista, nomeadamente pela líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, se fala de uma questão de "política pública", deixando clara a diferença entre os lados.

Partidos

Mais Partidos