Roterdão desmantela ponte histórica por causa de megaiate de uma das pessoas mais ricas do mundo

3 fev 2022, 19:18
Jeff Bezos

Embarcação em causa tem um custo de quase 450 milhões de euros

A cidade de Roterdão, nos Países Baixos, confirmou na terça-feira que vai mesmo desmantelar a histórica ponte de Konigshavenbrug, também conhecida como De Hef, que atravessa o rio Mosa. O motivo? Abrir caminho para deixar passar o megaiate do bilionário norte-americano Jeff Bezos, o senhor Amazon.

Com mais de 127 metros de comprimento, 40 metros de altura e três mastros gigantes, o navio do fundador da Amazon não consegue navegar em direção ao mar do estaleiro onde está a ser construído, uma vez que a ponte é demasiado baixa para as dimensões da embarcação.

Uma pista de aterragem para helicópteros, um segundo iate para suporte e muito luxo são algumas das características já conhecidas do megaiate encomendado por Bezos à construtora naval Oceanco. O “novo brinquedo” do antigo líder da Amazon tem um custo estimado de 500 milhões de dólares (aproximadamente 443 milhões de euros) e muitos dos seus detalhes ainda não são conhecidos.

A informação foi confirmada pela porta-voz do autarca local, Frances van Heijst, em declarações à imprensa. “É a única rota em direção ao mar”, esclarece à AFP. Os responsáveis sublinham a importância da indústria da construção naval e todos os postos de trabalho criados para justificar uma decisão tão drástica como o desmantelamento da estrutura e a reputação de Roterdão enquanto “capital marítima da Europa”.

Heijst avançou ainda que a autarquia não vai pagar os custos associados ao desmantelamento e respetiva reconstrução, acrescentando que, por norma, este tipo de custos fica a cargo da empresa de construção naval, que contrata uma outra empresa para construir e reconstruir a estrutura da ponte. No entanto, a porta-voz não dá uma estimativa dos valores associados à obra, até porque "muitos detalhes precisam ser acertados". 

“Deze man heeft zijn geld verdiend door het uitknijpen van personeel, het ontwijken van belastingen/regelgeving en nu moeten wij ons mooie rijksmonument afbreken? Dat gaat echt een brug te ver” aldus @StephanLeewis die hierover een debat heeft aangevraagd.https://t.co/C5GvEztQcu

A luxuosa embarcação de Bezos não foi, no entanto, a primeira a causar problemas nesta ponte construída em 1927.  Há vários anos que a passagem é considerada “demasiado estreita”. Em 1978, a ponte chegou mesmo a ser atingida pelo cargueiro Nedloyd Bahrain durante o seu reboque para o estaleiro. O acidente acabou por bloquear o tráfego ferroviário durante 14 dias.

A circulação ferroviária haveria de acabar definitivamente no ano de 1993, com a construção de um túnel com esse propósito, tornando a ponte De Hef obsoleta. O governo local chegou a ponderar a sua demolição, mas, após vários protestos dos moradores de Roterdão, a estrutura acabaria por ser preservada e considerada um símbolo da cidade.

Europa

Mais Europa

Patrocinados