Ministro da Cultura diz que será feita lista de obras de arte que tenham vindo das ex-colónias

25 nov 2022, 07:40
Pedro Adão e Silva (Miguel A. Lopes/Lusa)

REVISTA DE IMPRENSA. Pedro Adão e Silva diz que tema da devolução de obras de arte dever ser tratado com reserva e que é necessário envolver museus e academia

Pedro Adão e Silva diz que o Governo fará uma lista de obras de arte que se encontram nos museus portugueses e que deverão ser devolvidas às ex-colónias.

Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro da Cultura, questionado por que razão o Estado não se envolve em temas fraturantes, como a eventual devolução de obras aos seus países de origem, responde que "a forma eficaz para tratar este tema é com reflexão, discrição e alguma reserva".

Adão e Silva acrescenta ainda que "a pior forma" de tratar o tema é "criar um debate público polarizado": "Não contem comigo para isso", salienta. 

O ministro diz ainda que "é preciso um trabalho que envolva os museus e a academia de uma inventariação mais fina, e posso garantir que esse trabalho será feito".

Na mesma entrevista, Adão e Silva garante que não irá ao Catar ver a Seleção, mesmo que Portugal chegue à final, e defende que tem feito um "enorme esforço", desde o início do mandato, para "ir aos sítios e estar com as pessoas".

E admite ainda que, por haver maioria absoluta e ter "o horizonte de uma legislatura", não está "com sofreguidão pare responder aos problemas estruturais" da Cultura "em cima do joelho": "As vantagens de ter tempo é que as revoluções são refletidas e pensadas", assume.

Governo

Mais Governo

Patrocinados