Morreu José Eduardo Pinto da Costa, médico e irmão do presidente do FC Porto

CNN Portugal , com Lusa
8 dez 2021, 22:34
José Eduardo Pinto da Costa

Cerimónias fúnebres estão marcadas para as 17:00 de quinta-feira, igreja da Cedofeita

Morreu esta quarta-feira José Eduardo Pinto da Costa, médico legista e irmão do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, aos 87 anos. A notícia foi confirmada pelo clube da Invicta nas redes sociais.

As cerimónias fúnebres de José Eduardo Pinto da Costa estão marcadas para as 17:00 de quinta-feira, na igreja da Cedofeita.

No mês passado, Jorge Nuno Pinto da Costa já tinha perdido a irmã, Maria Alice, aos 86 anos. O presidente do FC Porto tem ainda, como irmãos, António Manuel, de 85 anos, e Maria Eduarda, de 82 anos.

"Um nome maior da Medicina Legal"

Nascido em Cedofeita, no Porto, em 1934, Pinto da Costa formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo posteriormente lecionado na mesma faculdade e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Foi, também, diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto.

No seu perfil no site oficial da Universidade do Porto, é descrito como "um nome maior da Medicina Legal", tendo sido membro de "dezenas de sociedades científicas, nacionais e internacionais, e autor de inúmeros livros e artigos de opinião, publicados em vários órgãos da comunicação social".

No final dos anos 80 do século XX, foi eleito primeiro presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos e presidiu ao Conselho Superior de Medicina Legal.

Foi o responsável pela instituição do Mestrado de Medicina Legal do ICBAS, curso criado em 1999.

De acordo com a informação disponível na página da UP, orgulhava-se de ao longo da sua carreira ter efetuado cerca de trinta mil autópsias.

Em 1997, abandonou a clínica geral para se dedicar em exclusividade à medicina legal, sendo professor jubilado do ICBAS.

País

Mais País

Mais Lidas

Patrocinados