Croácia
90'+5'
2 - 2
Albânia

Sabe o que é a Nvidia? Eis a empresa que acaba de ultrapassar a Apple e que já é a segunda mais valiosa do mundo

5 jun, 23:30

Não é nova, mas está a ganhar terreno na bolsa de Wall Street à boleia da inovação tecnológica

A gigante tecnológica Nvidia ultrapassou a Apple na capitalização bolsista dos EUA, tornando-se a segunda empresa mais valiosa do mundo, de acordo com o índice S&P 500, que dá conta de uma valorização de 100% das ações da empresa desde janeiro.

As ações da fabricante de chips de inteligência artificial (IA) norte-americana subiram 5% num só dia, ultrapassando pela primeira vez a valorização da Apple, ao encerrar o dia com mais de três biliões de dólares (cerca de 2,7 biliões de euros) em ações, segundo dados da Bloomberg. No início deste ano, a Apple já tinha perdido o lugar de empresa mais valiosa do mundo para a Microsoft. Mas esta ultrapassagem não se explica pela queda da Apple, mas sim pela subida da empresa que agora a destrona.

Já em fevereiro deste ano, a Nvidia surpreendeu ao bater um recorde na bolsa de Wall Street, atingindo a maior valorização diária de sempre, tornando-se a terceira empresa mais valiosa da bolsa dos EUA. Na altura, o diretor-executivo da CNN Portugal fez referência a isso mesmo, sublinhando que "só num dia esta empresa valorizou o mesmo que o PIB inteiro português".

Fundada há mais de 20 anos, a Nvidia só recentemente ganhou popularidade por produzir componentes essenciais para a inteligência artificial (IA), nomeadamente os seus 'chips' de data center que, na prática, como explica o CEO da empresa, Jensen Huang, alimentam os modelos de IA, abrindo portas para, nas suas palavras, uma "nova revolução industrial".

Em maio, a empresa já tinha apresentado um aumento de 262% nas receitas em termos anuais - um crescimento atribuído em grande parte às vendas da sua mais recente geração de chips "Hopper".

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados