Há alimentos que nos deixam mais bronzeados? Ganhe uma corzinha (e certezas) aqui

24 jul 2024, 12:00

VERÃO CNN | Sim, se espreitar mais abaixo neste artigo, vai encontrar a lista dos ingredientes que pode juntar à sua dieta para preparar a cor de verão. São frutas e legumes que só lhe fazem bem

Todos temos aquele amigo, maldito, a quem bastam umas horinhas ao sol para ficar todo bronzeado. Com um aspeto saudável, douradinho, que alimenta as maiores invejas.

E se lhe dissermos que, além do sol, há um outro bronzeador que pode colocar na sua vida? Pois, é verdade: há alimentos que nos deixam mais bronzeados.

Betacarotenos. Esta palavra, que à primeira vista soará estranha, pode ser a sua melhor amiga nesta fase de preparação para as férias de verão.

“Alimentos ricos em betacarotenos, pigmento de cor amarela, laranja ou avermelhado que pertence ao grupo dos carotenoides, favorece o bronzeado da pele quando consumido alguns dias antes da exposição solar”, aponta Ana Carromeu, nutricionista na Clínica Médica de Pegões.

“Os betacarotenos são precursores da vitamina A e, como tal, o consumo de frutas e vegetais ricos em carotenoides está associados a um bronzeado mais uniforme e saudável. Estes pigmentos são solúveis em gordura e são encontrados principalmente em frutas e vegetais com cores vivas, vermelhos, amarelos e laranja. Os carotenoides não podem ser sintetizados pelo corpo humano e, portanto, devem ser obtidos através da nossa alimentação”, explica Liliana Natário, nutricionista no projeto Nutrição com Precisão.

Mas, segundo esta última especialista, há outra palavra que convém fixar: licopeno. “Os carotenóides envolvidos no processo de um bronzeado saudável e uniforme são o betacaroteno e o licopeno. Sabe-se que, além da tonalidade que podem conferir à pele, também desempenham ação antioxidante e proteção contra os danos causados pelos raios ultravioleta”. 

(Pexels)

Lista de compras para uma cor que causa inveja

Somos o que comemos. E, no verão, pelo menos no que respeita ao bronzeado, também refletimos o que comemos. Por isso, aqui vai a lista de alimentos que podem deixar a sua pele a alimentar inveja alheia.

Vamos dividi-los por cores. Primeiro os de cor laranja: cenoura, batata-doce, abóbora, manga, alperces, pêssegos.

Segundo grupo, os verdes: pimento, agrião, espinafres, brócolos, melão.

Terceiro grupo, os avermelhados: tomate, melancia, morango, beterraba.

“O consumo de três a cinco porções por dia de vegetais ou frutas que contenham betacarotenos proporciona, em média, seis miligramas de betacaroteno, o suficiente para obter todos os seus benefícios. Os alimentos ricos em betacaroteno aceleram o bronzeado, uma vez que contribuem para a produção de melanina, que é responsável por dar cor à pele. Para sentir o efeito do betacaroteno no bronzeado, é recomendado consumir esses alimentos duas a três vezes por dia, por pelo menos sete dias antes da primeira exposição solar”, aconselha Ana Carromeu.

Liliana Natário lembra que uma das vitaminas mais importantes neste processo é a vitamina A, “na medida em que atua diretamente na produção de melanina, o pigmento responsável por estimular e proporcionar cor à pele e proteção contra os raios ultravioleta”.

Relacionados

Vida Saudável

Mais Vida Saudável
IOL Footer MIN