Saúde pública: "está a ser analisada" implementação de sistema que o Governo anterior aprovou dias antes de o novo tomar posse

16 mai, 10:41
Nutri-Score

Trata-se do Nutri-Score, sistema que tem vindo a ser criticado por induzir em erro os consumidores

O Ministério da Saúde, tutelado por Ana Paula Martins, está a analisar o despacho do anterior Governo que recomenda a adoção do Nutri-Score na frente das embalagens dos alimentos processados, apurou a CNN Portugal.

“A este respeito indicamos que se trata de um despacho do Governo anterior que está a ser analisado”, diz o Ministério da Saúde numa resposta por escrito, sem adiantar pormenores.

O Nutri-Score nasceu pelas mãos da Santé Publique France, em 2014, e classifica os alimentos de A a E, numa escala de cores que vai do verde escuro ao vermelho, respetivamente. Atualmente, está presente nos produtos de marca própria de algumas cadeias de supermercado, assim como em grandes empresas do setor agro-alimentar.

Este sistema está em vigor em países como Alemanha, Suíça, Países Baixos, Luxemburgo, Espanha e Bélgica, mas tem vindo a ser criticado por induzir em erro os consumidores e por classificar de forma negativa alguns produtos regionais. Em Itália, à boleia dos partidos mais nacionalistas, discute-se mesmo uma mudança na constituição para que a adoção deste sistema seja travada.

A implementação do sistema Nutri-Score como medida de saúde pública de promoção da alimentação saudável foi recomendada por despacho a 22 de março, apenas 11 dias antes de o novo Governo de Luís Montenegro tomar posse.

O Nutri-Score é um dos temas em debate esta quinta-feira no XXIII Congresso de Nutrição e Alimentação, da Associação Portuguesa de Nutrição, que está a decorrer em Lisboa e junta mais de 1.600 nutricionistas.

Governo

Mais Governo

Patrocinados