22/2/22. Sabia que a data mais gira da década é hoje?

CNN , Megan Marples
22 fev 2022, 19:27
Quando escrevemos 22/2/22 obtemos um palíndromo, o que significa que se lê da mesma forma da direita para a esquerda. Foto: elladoro/iStockphoto/Getty Images

As coisas boas vêm aos pares. Pelo menos nesta terça-feira

A data é 22 de fevereiro de 2022. Quando a escrevemos, 22/2/22, obtemos um palíndromo, o que significa que se lê da mesma forma da direita para a esquerda.

É a mais excecional das datas em mais de uma década, de acordo com o apaixonado por palíndromos Aziz Inan. É professor de engenharia elétrica na Universidade de Portland, no Oregon, e há mais de 14 anos que estuda datas palíndromas.

É uma data palíndroma universal porque é um palíndromo quando se escreve no formato dos Estados Unidos de mês, dia, ano e no formato usado pela maioria dos outros países de dia, mês, ano, disse Inan.

“Sinto que estas datas têm um poder mágico de atrair a atenção das pessoas, independentemente da idade”, disse.

A última vez que tivemos uma data palíndroma universal de seis dígitos foi em 11 de novembro de 2011, observou Inan. Escreve-se 11/11/11.

No início deste mês, noutra data palíndroma, 2 de fevereiro, Inan teve a ideia de escrever 2/2/22 e 22/2/22 num saco de papel e andar com ele na cabeça nesse dia.

Ao longo do dia, as pessoas foram interpelando-o para lhe perguntarem acerca do seu chapéu improvisado, disse.

“Fico contente quando consigo chamar a atenção de alguém para isto, especialmente uma criança ou estudante universitário, e sinto-me feliz por fazer algo de positivo no longo prazo para lhes despertar a curiosidade”, disse Inan.

Aziz Inan usou um chapéu artesanal feito com um saco de papel em 2 de fevereiro de 2022 e planeia usar um chapéu semelhante em 22 de fevereiro. 

Vá até à igreja

Com uma data tão especial como a desta terça-feira, não admira que haja muita gente a dirigir-se para a igreja mais próxima para se casar.

Muitos estão a ir diretamente para Las Vegas, a capital mundial do casamento.

O condado de Clark, do qual faz parte Las Vegas, celebrou durante o fim de semana os 5 milhões de certidões de casamento emitidas e espera uma grande participação nesta terça-feira, disse Lynn Marie Goya, funcionária do condado de Clark.

Durante um tempo limitado, os casais podem obter uma certidão de casamento no Aeroporto Internacional Harry Reid, o principal aeroporto de Las Vegas. O serviço estará em vigor até 22 de fevereiro.

As datas palíndromas sempre foram dias agitados na Cidade do Pecado. Em 11 de novembro de 2011, casaram-se mais de 3500 casais, de acordo com Lynn Marie, tornando-se a segunda data com mais casamentos na história da cidade.

Ainda mais celebrações

Las Vegas não é a única cidade que participa das festividades do “Twosday” (jogo de palavras com o número dois, "two", e o nome do dia em inglês, "tuesday").

Em Sacramento, na Califórnia, terá lugar no Capitólio do Estado uma cerimónia de casamento na qual participarão 222 casais. A cerimónia começará às 2 da tarde, hora local, e terminará precisamente às 2h22 da tarde.

Em Singapura também existem casais ansiosos por se casarem nesta terça-feira. Até 24 de janeiro, já estavam inscritos 483 casais no Registo de Casamentos para se esposarem em 22 de fevereiro, de acordo com o South China Morning Post.

Se toda esta conversa sobre casamentos está a dar-lhe vontade de dizer “aceito” nesta terça-feira, saiba que não existe lista de espera para certidões de casamento no condado de Clark, segundo Lynn Marie.

E para quem ainda não marcou as férias de verão, existem resorts com promoções por tempo limitado durante a “Twosday”.

Nem o Google quis deixar de celebrar este dia auspicioso. Os utilizadores que escreverem “22/2/2022” na barra de pesquisa do Google e pressionarem Enter serão brindados com uma explosão de confettis e um letreiro a desejar-lhes uma boa Terça-feira dos Dois.

Não se sinta triste quando o dia acabar. Os dias entre 23 de fevereiro e 28 de fevereiro também são datas palíndromas - embora não sejam universais.

Futuro

Mais Futuro

Patrocinados