Este é o primeiro executivo com mais ministras do que ministros

Agência Lusa , DCT
23 mar 2022, 21:38
Bandeira de Portugal. (AP Photo/Armando Franca)

Das oito ministras do executivo cessante, só três não vão transitar para o novo Governo

O XXIII Governo Constitucional, chefiado por António Costa, vai ser o primeiro na história da democracia portuguesa com mais ministras do que ministros, nove num total de 17.

A lista de ministros do terceiro executivo de António Costa foi esta quarta-feira divulgada no portal da Presidência da República na Internet, após ter sido apresentada pelo primeiro-ministro indigitado e aceite pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

As mulheres à frente de ministérios são Mariana Vieira da Silva (Presidência), Helena Carreiras (Defesa Nacional), Catarina Sarmento e Castro (Justiça), Ana Catarina Mendes (Adjunta e dos Assuntos Parlamentares), Elvira Fortunato (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Ana Mendes Godinho (Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), Marta Temido (Saúde), Ana Abrunhosa (Coesão Territorial) e Maria do Céu Antunes (Agricultura e Alimentação).

No XXII Governo cessante, na atual composição, há oito ministras num total de 19 ministros, uma das quais com duas pastas, Francisca Van Dunem (Justiça e Administração Interna).

Das oito ministras do executivo cessante, só três não vão transitar para o novo Governo: Francisca Van Dunem, Alexandra Leitão (Modernização do Estado e Administração Pública) e Graça Fonseca (Cultura).

Mariana Vieira da Silva vai subir na hierarquia orgânica do Governo, mantendo-se ministra da Presidência, agora "número dois" do executivo de António Costa.

Relacionados

Novo Governo

Mais Novo Governo

Patrocinados