Novo Governo toma posse esta quinta-feira às 18:00. Montenegro já está em Belém para entregar lista

CNN Portugal , notícia atualizada às 15:40
4 jun, 12:51

Novo Governo vai ter "muitos elementos que transitam do anterior"

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, já está em Belém para a apresentar o novo elenco governativo a Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou a viagem à Alemanha prevista para hoje - estava previsto que assistisse ao jogo da seleção nacional de futebol a contar para as meias-finais da Liga das Nações. A situação política determinou o cancelamento da viagem. "Obviamente, entre a formação do Governo e o jogo de Portugal, a formação do Governo era mais importante", diz Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve esta manhã na inauguração da Feira do Livro de Lisboa, onde prestou esclarecimentos, e de onde saiu diretamente para Belém.

Tal como a CNN Portugal já tinha noticiado, o novo Executivo deve tomar posse na tarde de amanhã, pelas 18:00. Já os secretários de Estado devem tomar posse no dia seguinte. "Tenho a impressão que é isso, mas só posso confirmar depois de estar com o senhor primeiro-ministro", indicou Marcelo. "Vou dar uma volta na feira, almoço aqui na feira e depois vou receber o senhor primeiro-ministro."

O chefe de Estado já tinha dito que pretendia dar posse a todo o Governo antes do 10 de Junho e abriu a possibilidade de ser numa cerimónia única para empossar todo o Executivo de uma só vez ou em dois momentos - tomando primeiro posse Luís Montenegro e os ministros e só depois os secretários de Estado, tal como aconteceu em 2024.

No domingo passado, Luís Montenegro corroborou este calendário, dizendo que a formação do Governo “está em curso”, uma tarefa que esperava concluir “lá mais para o fim da semana”.

Na semana passada, e à saída de uma audiência em Belém, Montenegro admitiu que o futuro Governo vai ter “muitos elementos que transitam do anterior”, embora prometendo um Executivo “com renovada energia”.

De acordo com a Constituição, o Governo só entrará em plenitude de funções após a apreciação do seu programa pelo parlamento. Tem de acontecer num prazo máximo de dez dias após o Executivo tomar posse.

Decisão 25

Mais Decisão 25