Novo Banco tenta atrair investidores com desconto fiscal futuro

30 mai, 07:46
novobanco

REVISTA DE IMPRENSA || Com quase 1,3 mil milhões de euros em ativos por impostos diferidos, o banco poderá continuar a pagar taxas de imposto muito abaixo da média

O Novo Banco está a preparar-se para ser vendido e utiliza a sua fatura fiscal reduzida como trunfo junto de potenciais investidores, avança o Público.

Com quase 1,3 mil milhões de euros em ativos por impostos diferidos, o banco poderá continuar a pagar taxas de imposto muito abaixo da média, o que favorece os resultados futuros.

Em 2024, com lucros antes de impostos de 812 milhões, pagou apenas 30,5 milhões em impostos — menos de 4%. Estes ativos permitem abater impostos futuros e reforçar o capital, sendo apontados pelo banco como uma mais-valia estratégica.

A Lone Star, dona da maioria do capital, está a explorar vários cenários de venda: uma alienação direta, com o nome do CaixaBank entre os interessados, ou uma entrada em bolsa, com votação marcada para 4 de junho. A decisão final dependerá de qual das vias garante mais retorno. O prospecto da eventual operação em bolsa está já em preparação.

Economia

Mais Economia
IOL Footer MIN