Transcrição de Jacinda Ardern a chamar deputado de "idiota arrogante" leiloada para fins solidários

16 dez 2022, 12:27
Jacinda Ardern (Mark Baker/AP)

Leilão começou esta sexta-feira, com um valor inicial de 50 mil dólares, e termina no próximo dia 22

 
As palavras deram que falar e agora podem valer muito dinheiro. Falamos do momento em que a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, chamou um deputado da oposição de "idiota arrogante" em pleno parlamento. O insulto foi captado por um microfone, na terça-feira, e agora uma cópia da transcrição das intervenções parlamentares está a ser leiloada para fins solidários.
 
A cópia é assinada tanto por Jacinda Ardern como por David Seymour, o líder do partido liberal ACT e alvo do insulto da primeira-ministra. O leilão começou esta sexta-feira, com o valor inicial de 50 mil dólares, e termina no próximo dia 22. O objetivo desta iniciativa, que recebeu o título sugestivo de "Ardern e Seymor juntam forças para idiotas de todo o lado", é angariar fundos para uma organização ligada ao tratamento do cancro da próstata. 
 
O insulto proferido por Ardern foi captado durante uma sessão parlamentar de perguntas e respostas na terça-feira. Seymour tinha feito uma série de questões à primeira-ministra sobre as suas posições e medidas e acabou a perguntar-lhe se ela "podia dar um exemplo de um caso em que tenha cometido um erro, pedido desculpa por isso e emendá-lo". Ora, depois de tomar a palavra para responder ao deputado liberal, Ardern sentava-se e confidenciava com o deputado Grant Roberston. Mas um microfone ainda estava ligado quando a primeira-ministra foi apanhada a dizer "ele é um idiota tão arrogante". 
 
Seymour solicitou depois um pedido formal ao presidente do parlamento, Adrian Rurawhe, para que Ardern retirasse o comentário e se desculpasse, o que significava que a frase seria incluída no registo das intervenções parlamentares. O pedido de desculpas da primeira-ministra acabou por não ser feito no parlamento, chegou mais tarde, através de uma mensagem escrita. 
 
Picardias resolvidas e inspirados talvez pelo espírito natalício, Ardern e Seymour, que costumam ter debates muito acesos no parlamento, juntam-se agora nesta iniciativa por uma boa causa. 

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados